Ajude seu pet a manter o peso ideal

maddison

A obesidade traz diversos riscos para a saúde, desde problemas cardíacos e de circulação até artrite e dores nos membros. Como os cachorros e gatos domésticos já têm comida, água e caminha à disposição, sem precisar caçar nem cavar nada, a chance de eles ficarem gordinhos é muito alta. E a situação piora quando nós, suas famílias humanas, ficamos na correria do dia-a-dia e nos esquecemos das necessidades de nossos parceiros peludos.

Primeiro, determine como está o peso do seu cachorro ou do seu gato. O ideal é que você possa sentir as costelas sem dificuldade, mas não possa vê-las nem de olhando de cima nem de lado (sinal de magreza). Se não conseguir sentir as costelas, é sinal de que ele está acima do peso. De qualquer forma, as dicas abaixo valem para todo mundo, pois elas são simples e podem ajudar o pet a ter uma vida mais saudável e menos sedentária.

Fatty Cat

Em relação à comida…

– Não dê sua comida para o pet. Alimentos humanos são cheios de temperos e carboidrato. Se quiser cozinhar para o cachorro ou gato, pesquise bem o que eles podem ou não comer e faça só na água, sem sal, sem óleo, sem nada. (veja aqui como cozinhar legumes para seu cão)

– A ração comum é seca, o que faz o pet comer mais, e cheia de cereais, que podem fazer ele engordar. Converse com seu veterinário sobre intercalar ou substituir a ração comum por alimentação natural ou rações úmidas (sachês e latinhas).

– Se optar por manter ração na dieta, certifique-se de que tenha alta taxa de umidade e proteínas (Premium e Super Premium), ou seja própria para animais obesos.

– Nunca deixe a ração perto da água. Apesar de ser um hábito comum, incentiva o cachorro ou gato a comer mais já que toda vez que ele for beber água vai ver a comida e dar uma beliscada.

– Não deixe a comida exposta o dia todo. Alguns animais (principalmente cachorros) não sabem dosar a quantidade de alimento e comem mais do que deveriam. Para um pet gordinho, dê apenas a quantidade certa, e em horários definidos. Gatos precisam comer várias porções pequenas ao longo do dia, mas cães podem comer duas/três sem problemas.

– Para fazer seu amigão comer mais devagar, ou comer se exercitando, você pode comprar comedouros especiais e interativos. Eles são ótimos para a inteligência e para o controle de peso. Veja alguns exemplos:

comedourosinterativos

Em relação às atividades físicas…

– Leve seu cachorro para passear. De verdade, passeios longos e diários são importantíssimos para a saúde dos cães. Se não tiver tempo, contrate um dogwalker, o dinheiro investido não é nada comparado aos futuros gastos veterinários que você estará poupando.

– Brinque com seu gato. Não adianta só deixar bolinhas no chão da casa, você precisa ter (ou fazer assim) uma vareta de corda e brincar por pelo menos 15 minutos todos os dias. Isso faz toda a diferença para o bem-estar do gato, e é tão essencial para a saúde dele quanto o passeio é para os cães. Por sinal, gatos também podem passear de coleira, leia aqui como acostumar o seu.

– Deixe brinquedos interativos e quebra cabeças à disposição do seu pet. Sejam as bolinhas com ração dentro, uma garrafa com brinquedinho dentro, ou uma caixa de papelão com furinhos e uma bolinha. As opções são inúmeras, desde coisas que você pode fazer em casa até brinquedos eletrônicos de pet shop. (veja algumas ideias para cães aqui)

– Por fim, descubra as atividades e brinquedos que seu animal gosta! Se seu gato gosta de catnip, tenha tanto a erva quanto brinquedinhos recheados (não, não vicia)! Se ele gosta de ratinhos com guizo, tenha ratinhos com guizo! Se seu cachorro gosta de bolinhas, tenha bolinhas! Se ele gosta de ursinhos de pelúcia, tenha ursinhos! Todo animal gosta de algum brinquedo, e possivelmente odeia outros. O tamanho, a textura, o cheiro, o material, tudo faz diferença. Acertar no presente pode significar mais brincadeiras e mais atividades!

brinquedinhosinterativos

 

Foto do gato (início): Joselito Tagarao   Da cachorra (início): Jason Pier in DC
Demais fotos do fabricante de cada brinquedo.

Comentários desativados.