4 opções de banho a seco para cães no frio

banho a seco cães

A caminha já está com cobertor extra, a roupinha já saiu do armário, e se você for mamãe (ou papai) coruja já comprou até um cachecolzinho. Tudo pronto para o inverno do cachorro. Mas e o banho, como fica?

Se o cachorro vai na pet shop, provavelmente a água é aquecida e os banhistas sabem tomar os cuidados necessários para ele não ficar doentinho (existem más exceções). Mas se você tem o hábito de dar o banho em casa, uma opção segura e fácil é o banho a seco, que deixa os pêlos limpinhos e tira qualquer cheiro desagradável.

Seguem duas receitas caseiras bem naturais, e duas dicas de produtos industrializados específicos para cães (não use essas coisas em gatos, eles se lambem e podem se intoxicar). A escovação freqüente também ajudará a manter o cachorro mais limpinho até o tempo esquentar e os banhos normais voltarem à freqüência comum.

 

  1. Bicarbonato de sódio

Só isso mesmo. O bicarbonato sozinho faz maravilhas, ele tira a oleosidade dos pêlos, age como bactericida e absorve odores ruins. Escove bem os pêlos do cachorro no sentido contrário (do rabo para o pescoço), removendo impurezas e facilitando o acesso à pele. Polvilhe um pouco de bicarbonato no corpo, mas não na cabeça, e espalhe bem. Deixe agir por cinco minutos e remova com a escova ou uma toalha. Feito!

 

  1. Mistura de água, vinagre e álcool

Esse é o popular “banho de filhote”, e existem inúmeras variações dele pela internet. O básico é diluir um pouco vinagre e álcool em água, misturar bem e passar com um paninho umedecido ou algodão nos pêlos e na pele do cachorro (menos perto do olho e do nariz!). A proporção dos ingredientes deve ser de duas de água, para meia de vinagre e meia de álcool, no máximo. A mistura tem que ser usada na hora. Não se esqueça de escovar bem os pêlos antes e depois do banho.

 

  1. Lenços umedecidos

É igual o lencinho de bebês, só que para cães! Eles não costumam ser caros e duram bastante, é ótimo para quando o cachorro volta do passeio e você precisa dar uma higienizada nas patinhas. Vende na maioria das pet shops, existem com fragrância masculina e feminina, e é só esfregar no cachorro depois da escovação. Só que, pela praticidade, é importante ter cuidado para não exagerar na freqüência desses “banhos”.

 

  1. Gel, espuma e sprays de banho a seco

Existem quase em tanta variedade e preços quanto os shampoos normais. As embalagens têm instruções, mas basicamente é assim: espalhe o produto direto no corpo do cachorro e use um lencinho para o rosto. Escove bastante para deixar uniforme e tire o excesso com uma toalha. Alguns deixam o pêlo mais úmido do que outros, então fique de olho para ver se secou bem.

 

Foto: Kathleen Tyler Conklin

Comentários desativados.