O significado do bocejo para os cães

bocejo calming signal cães

Seu cachorro fez coisa errada, você ergue o dedo, aumenta o tom de voz, olha firme e ele… boceja. O que? Ele está de brincadeira? Você vai dar a maior bronca e ele está com sono?

É claro que não! E ele também não está fingindo só para te provocar. Na verdade, ele está é bem nervoso com a situação. O bocejo é o jeito dele de tentar se acalmar – e te acalmar.

O ato de bocejar é um calming signal (sinal para se acalmar). O termo foi criado pela comportamentalista norueguesa Turid Rugaas e se refere a uma série de movimentos e sinais que os cães fazem quando estão nervosos, ansiosos e tensos, ou querem acalmar outros cães que estão.

O bocejo é o equivalente canino ao “fechar os olhos e respirar fundo” humano. Os cães bocejam em várias situações estressantes, como uma bronca, visita ao veterinário, durante o banho, quando encontram um cachorro novo – ou um gato bravo, e também para reduzir a ansiedade, como quando você pega a coleira dele na mão antes de um passeio.

Agora da próxima vez que perceber que seu cachorro está nervoso, você pode dizer “calma, está tudo bem” na língua dele, ou seja, bocejando! Exagere no gesto, é muito provável que ele se acalme ou boceje de volta para você.

Ah, e sim, claro, tem vezes que ele vai bocejar de sono também. E da mesma forma que é contagioso para gente, o bocejo é para eles, então se você estiver caindo de sono e ver ele bocejando, não se preocupe que não é um calming signal… é só um bocejo normal.

 

Foto: Bruce Fingerhood

Comentários desativados.