Você sabe quantos dedos os gatos têm?

11/09/2014=^.^=

dedos gato

Pois é, não são 20! Os gatos tem, na verdade, 18 dedos. Cinco em cada pata da frente e quatro em cada pata de trás.

O quinto dedo das patas da frente é chamado de ergot. Em cães ele é só um dedinho vestigial, mas acredita-se que para os gatos esse “polegar” tenha uma função bem importante – ele ajuda a dar firmeza na escalada e a agarrar a presa. Dá para observar sua funcionalidade quando o gato está atacando ratinhos de brinquedo ou subindo no arranhador.

raio x pata gato dedos
Raio-x da pata dianteira de um gato.

As almofadas das patas (que aparecem na pegada) não são dedos, elas são realmente… “almofadas”. O nome certo delas é coxim e elas funcionam como a sola de um sapato, protegendo a pata, amortecendo a queda e abafando o som dos passos – o que é muito útil numa caçada.

Mas os gatos não têm 18 almofadas, nem 20. São sete em cada pata frontal, e cinco nas de trás, totalizando 24. Isso porque cada dedo tem uma almofada própria – inclusive o 5° – e cada pata tem a almofada grande da pegada.

Além disso, o mais curioso, é aquela almofadinha em formato de gancho no “pulso” frontal do gato. Essa almofadinha – que, convenhamos, não parece muito importante – é na verdade um super sistema de freio. É ela que ajuda o gato a pular tão longe sem escorregar e a parar rapidamente uma corrida.

almofada pata gatos
Essa é a almofadinha-freio dos gatos.

Resumindo, só de olhar para a pata dos gatos dá para saber que eles são mestres em agilidade e caça (é, ninjas). E isso sem contar as incríveis garras retráteis, que ficam para uma próxima matéria.

 

Fotos: Ana Fuentes, Sean e Miss Insomnia Tulip.