Istambul: a cidade dos gatos

22/09/2014=^.^=

gatos istambul 2

A cidade de Istambul, na Turquia, tem mais de 7 mil anos de idade e recebe turistas do mundo inteiro, mas muitos deixam de olhar a arquitetura antiga para observar algo menor, os verdadeiros “donos” da cidade, os gatos. Istambul tem gatos em simplesmente todos os cantos, e é difícil almoçar ou sentar para comer um lanchinho sem sentir uma patinha na sua perna ou rabo dando voltas na sua cadeira.

A população convive em harmonia com os bichanos pulando em suas janelas, muros, vitrines, stands e mesas. É muito comum, inclusive, ver pratos de ração e água embaixo de marquises e telhadinhos. A viajante Jodi Ettenberg, conta em seu blog que quando foi surpreendida por um garçom ao passar um pedacinho de frango para o gato que estava no pé de sua mesa, o garçom, em vez de enxotá-lo, apareceu com uma coxa de frango inteira para ele.

Os gatos de Istambul são um fenômeno tão interessante que a produtora Termite Films decidiu fazer todo um documentário sobre a cidade a partir dos olhos dos gatos (trailer abaixo)! O lançamento está previsto para 2015, e o título original é Nine Lives – Cats in Istambul (Sete* Vidas – Gatos em Istambul). *Em inglês, fala-se que os gatos tem 9 vidas, e não 7 como em português.

Não existe um motivo único para a cidade ser tão cheia de gatos, mas um fator decisivo é a predominância da cultura muçulmana e seu respeito pelos felinos. Os gatos são admirados e reverenciados por sua limpeza, e têm permissão para entrar em mesquitas. Acredita-se que um muçulmano que faz mal para os gatos será gravemente punido na vida após a morte. Os cachorros, entretanto, sofrem de um preconceito bastante injusto e triste, pois são considerados animais sujos e indignos da atenção e cuidado humanos.

Os viajantes Jürgen and Mike passaram 91 dias em Istambul, fotografando, entre outras coisas, seus milhares de gatos. O resultado é o Tumblr Daily Cat Istanbul,  onde eles postaram ao menos uma foto por dia dos habitantes felinos da cidade. Vale a pena conferir!

gatos istambul 3 gatos istambul 4 gatos istambul

gatos istambul 5 gatos istambul 6

 

Gostou? Então veja mais e mais gatos no Tumblr Daily Cat Istanbul.