A importância dos quebra-cabeças para cães e gatos

quebra-cabeca-gatos

Já se perguntou o que seu pet fica fazendo quando você sai de casa? A verdade é que na maior parte do tempo… nada! Embora tenham um físico pronto para correr, explorar, escalar, pular, caçar e brincar por longas horas, os cães e gatos de hoje acabam passando a maior parte do tempo dormindo.

Seja porque a família sai para trabalhar, seja por falta de espaço ou estímulo ambiental, essa falta do que fazer leva não só ao tédio e problemas psicológicos, mas também à obesidade e problemas de saúde. Por isso, para o bem estar físico e mental do seu pet, ele precisa ter o que fazer, e quebra-cabeças com petiscos são essenciais para mantê-lo ocupado.

A KONG é uma das maiores fabricantes de quebra-cabeças para animais.

Os quebra-cabeças prontos vêm em vários formatos e tamanhos, para todas as personalidades e espécies. Existem desde bolhinhas com furinhos para biscoitos até verdadeiros desafios de tirar e empurrar peças para chegar até o petisco (alguns, acredite, difíceis até para nós humanos – e que eles tiram de letra).

É claro que você também pode criar várias opções usando coisas que já tem em casa. Os cachorros adoram garrafas com furinhos e biscoitos dentro, por exemplo. E gatos podem passar horas procurando petiscos dentro de caixas furadas ou debaixo de cobertores e tapetes. No verão, você também pode congelar guloseimas dentro de blocos de gelo e dar para o pet, eles passam um bom tempo entretidos pegando pedacinhos até o gelo derreter.

Só lembre-se de não deixar a coisa perder a graça, intercale os quebra-cabeças montando-os por alguns dias, e depois deixando-os escondidos por outros. No começo, pode ser necessário dar uma ajudinha ou diminuir a dificuldade para o pet entender a ideia da coisa, mas depois você vai precisar ir aumentando o desafio conforme ele for ficando fácil demais.

Dependendo do nível de energia e ansiedade do seu amigo, pode ser uma boa ideia até substituir de vez o pratinho de ração por comedouros interativos que apresentam algum grau de dificuldade, afinal… na natureza eles estariam tendo que caçar a própria comida!

Por fim, não é só porque você comprou vários quebra-cabeças que pode deixar de lado as bolinhas comuns, ursinhos, ratinhos, mordedores, etc, etc. Os brinquedinhos estáticos também são importantes – assim como os passeios diários para os cães e as brincadeiras interativas com brinquedos de vara para os gatos!

 

Fotos: Kerri Lee Smith e KONG Company

Comentários desativados.