Cachorro saudável: petiscos mastigáveis de abóbora ou batata-doce

petiscos mastigaveis caseiros abobora batata doce

Parece difícil acreditar, mas a grande maioria dos cachorros ama abóbora, batata-doce e inhame. Para alguns, um punhado de legumes chega a ser mais atrativo do que um palitinho de couro! E para a felicidade deles – e a sua, esses vegetais fazem bem para caramba e deixam o pelo do cachorro um brilho só!

A abóbora é rica em betacaroteno e vitamina A. A batata-doce e o inhame também têm bastante betacaroteno, assim como vitaminas A, C e B6. E todos são ricos em fibras, que são tão importantes para o trato digestivo dos cães quanto para o nosso.

Mas além do valor nutricional, os petiscos mastigáveis têm outro benefício para os pets: o psicológico. Mascar, mastigar, roer e destruir fazem parte da natureza dos cães e mantêm eles entretidos e felizes. Passar a tarde roendo um petisco é uma verdadeira terapia para seu amigo, e ajuda a combater o tédio e resolver muitos problemas de comportamento.

Então… patas à obra!

 

PETISCOS MASTIGÁVEIS

Ingredientes: abóbora, batata-doce ou inhame (ou os três)

Tempo de preparo: 5 minutos para cortar + tempo no forno

Como fazer: Corte a abóbora, batata-doce ou inhame (não precisa descascar) de um tamanho que seu pet vá conseguir segurar entre as patas para mastigar, mas não exagere na grossura ou ele não vai conseguir morder e vai perder o interesse.

Agora coloque numa assadeira e leve ao forno em temperatura média até que o petisco fique desidratado. Isso leva um bom tempo, cerca de três horas, mas como você pode congelar os petiscos, dá para fazer em quantidade.

Uma dica para saber se a consistência está certa é comparar com frutas desidratadas, pense naquelas maçãs e abacaxis secos que vende em lojas de produtos naturais – esse aspecto é o ideal para que o petisco dê um bom trabalho para o pet mascar.

Depois de tirar do forno, espere esfriar e dê para o seu cachorro.

 

Dica final: se seu amigo tem o péssimo hábito de comer fezes (cropofagia), opte pela abóbora – ela deixa as fezes com um odor e sabor desagradáveis para o cão e pode ajudar a eliminar o problema.

 

Foto:  flickrsquared

Comentários desativados.