Por que os gatos viram a cabeça de lado?

25/11/2014=^.^=

Você fala “Comida” ou “Sachê” e o gato arregala os olhinhos e vira a cabeça de lado. É uma das cenas mais fofas que existe, simplesmente irresistível. Mas já tentou entender por que eles fazem isso?

Bom, provavelmente é pelo mesmo motivo que as pessoas, os passarinhos, as corujas e muitos outros animais. O problema é que ninguém sabe ao certo qual motivo é esse. Existem várias teorias, e as mais aceitas não vem da área de comportamento – vem da física:

1. Para escutar melhor

Mudar a inclinação da cabeça e, assim, a orientação das orelhas pode ajudar a captar o som de uma maneira nova. Os cães e gatos escutam muito melhor do que a gente, inclusive frequências que são inaudíveis para pessoas, então mudanças pequenas na inclinação da cabeça podem fazer uma boa diferença para eles.

Além disso, seu cachorro ou seu gato são bem menores do que você, o que significa que sua voz vem “de cima” para eles – e as orelhas estão “do lado”. Logo, virar uma das orelhas para cima parece mais do que racional para entender melhor o que você está dizendo. Um bom truque para fazer o cachorro virar a cabeça é sussurrar alguma coisa como o nome dele ou “vamos passear” – mas não adianta muito tentar com gatos, eles provavelmente vão te ignorar.

por que gatos viram cabeca de lado

2. Para ver melhor

Quem nunca olhou para uma pintura abstrata e virou a cabeça? Às vezes, mudar o ângulo de visão ajuda a entender o que é que você está vendo. O psicólogo e estudioso dos cães Stanley Coren pesquisou essa teoria e descobriu que tem ainda mais: o focinho dos animais bloqueia a parte de baixo do campo de visão deles, que é justamente onde está nossa boca – um elemento fundamental para entender expressões e comunicação.

Ele sugere que as pessoas simulem que tem um focinho colocando a mão fechada na frente da boca – como uma criança que chupa o dedo (veja uma imagem nesse artigo aqui). Agora tente olhar para o mundo à sua volta, ou para pessoas que vivem com você… e vire a cabeça. Tcharam!

Isso também explica porque os gatos viram tanto a cabeça de lado quando estão brincando de caçar alguma coisa, é para ver melhor e calcular melhor as distâncias, aumento assim as chances de um bote perfeito!

3. Porque você acha bonitinho

Eles não aprendem a fazer manha, chamar a atenção e miar ou latir por comida, sem ninguém ensinar nada de propósito? O mesmo pode acontecer com a cabecinha de lado. As primeiras vezes que eles viram a cabeça para ver ou ouvir melhor e nós dizemos “Aaaawn que lindo!” já são suficientes para ensiná-los que achamos a coisa fofa e que eles vão ganhar mimos se fizerem mais vezes. E pior que vão, porque é realmente muito fofo!

Fotos: Nick Aldwin, Jennuine Captures e Hammerin Man