Conheça músicas compostas especialmente para gatos

12/02/2015=^.^=

música para gatos

A música mexe com o cérebro. Ela pode mudar nosso estado de espírito, pode acalmar a mente, agitar o corpo. Existem inclusive várias terapias baseadas em… escutar música! E, já era de se esperar, nossa espécie não é a única que pode se beneficiar de uma boa melodia.

Na verdade, pesquisas indicam que quase todos os animais gostam de música, ou pelo menos reagem a ela. Só que não à nossa música, e sim ao ritmo específico para a espécie deles! Afinal os ritmos musicais humanos são baseados nas batidas do nosso coração humano e na nossa respiração, na nossa biologia.

A parte legal de tudo isso é que… já existem compositores criando músicas especialmete para os nossos amigos peludos! O psicólogo de animais Charles Snowdon, da Universidade de Winsconsin-Madison, se uniu ao compositor David Teie e juntos eles criaram o projeto Music for Cats. É isso aí, música para gatos!

As melodias da Music for Cats são criadas baseadas na fisiologia dos gatos. A Cat Lullabys, por exemplo, é inspirada no ronronar e no ato de mamar, ajudando gatos assustados e hiperativos a se acalmar e relaxar. Já a Kitty Ditties é baseada em chamados animais e desperta o interesse e curiosidade nos peludos, e, como descreve seu compositor, é quase um “catnip sorono”.

O CD oficial da Music for Cats ainda não saiu (prometemos avisar aqui no site quando isso acontecer, também estamos ansiosos!). Mas… você pode comprar uma das três faixas já disponíveis por U$ 1,99 cada, na loja do projeto, clicando aqui. Se quiser escutar as amostras gratuitas, clique nos links abaixo:

Existem, é claro, muitos outros compositores para gatos, alguns com menos ciência envolvida, mas talvez não menos eficientes, é só descobrir o compositor preferido do seu miau! O canal Relax My Cat do Youtube (de graça, ebaa!) tem várias músicas para relaxar os gatos, e algumas duram mais de uma hora, o que é ótimo para deixar tocando bem baixinho de fundo. Escute a música do vídeo abaixo e se seu pequeno gostar, visite o canal aqui.

E se você gosta de músicas e animais, e tem a curiosidade de um gato, pode se interessar pela música cantada por animais (e seu gato também pode se interessar, ouçam juntos!). As baleias, para começar, não só cantam como têm gostos musicais que variam dependendo da época (tipo o estilo da “moda”), saiba mais sobre a música das baleias aqui (tem legenda em português).

Um outro animal cantor é o grilo. Aquele som que você ouve quando visita o campo é produzido pelas partes do corpo do grilo, não cordas vocais, e é uma das melodias mais fantásticas da natureza. Só que eles são um pouco rápidos demais para a nossa fisiologia, então o compositor Jim Wilson diminui o ritmo do canto dos grilos e colocou no Soundcloud. O resultado é… é… sem palavras:

 

Foto: Maggie Osterberg