Televisão de gato: um passatempo importante e saudável

televisao de gato

Observar a presa é uma parte essencial da caçada. Os gatos não ficam correndo atrás da caça como os cães, eles observam pacientes e dão um bote rápido no momento certo. Por isso eles podem passar horas sentados só assistindo um pássaro ou um mosquitinho do lado de fora da janela – e isso é uma coisa boa, desde que incentivada da maneira certa.

A televisão de gato envolve uma janela com algo interessante para assistir do lado de fora – interessante na opinião do gato, claro. Mas não é só isso! A coisa pode dar muito, muito errado se o gato ficar a tarde inteira observado uma caça e não “caçar” nada. Isso só vai deixá-lo muito frustrado – e muito provavelmente com problemas de comportamento.

 

televisao gato

As duas regras de ouro

O que nossos gatos caçam são… brinquedinhos! Logo, para a televisão dar certo, existem dois requisitos mínimos: um brinquedinho do lado de dentro da janela e uma boa brincadeira interativa ao final do dia. O brinquedinho do lado de dentro pode estar preso ao vidro por uma ventosa e serve para o gato ter o que atacar quando ficar com vontade, redirecionando o bote para o brinquedo e não para o seu calcanhar ou o outro gato da casa.

A brincadeira ao final do dia (e outra de manhã, se possível) tem que ser um hábito mesmo sem televisão, ela é fundamental para a saúde mental do seu gato. Quando chegar em casa do trabalho, dê 15 minutinhos do seu dia de presente para o peludo: pegue um brinquedo de vara e brinque com ele. Brinque mesmo, com atenção direcionada para o gato, até ele caçar o brinquedo, deitar de lado e bater as patas de trás – esse é o bote final, para “matar” a presa.

 

Segurança em primeiro lugar!

Se ainda não tiver telas nas janelas, coloque antes de fazer a televisão. Infelizmente, muitos gatos se empolgam demais com o que veem do lado de fora e se jogam – mesmo que do décimo andar, mesmo que nunca tenham feito nada parecido antes, eles simplesmente não percebem o que estão fazendo até que seja tarde demais!

 

mirante janela gato

O Mirante

Para assistir TV o gato precisa, claro, de um bom “sofá”. Pode ser um arranhador, um móvel, uma prateleira, qualquer lugar confortável que ele possa deitar ou sentar. O mirante é um bom lugar para colocar uma almofada ou caminha, e é legal complementá-lo com um poste ou tapete para arranhar.

 

televisão de gato

A televisão

A preferida dos gatos e a mais barata é um alimentador de pássaros com sementes. Pode ser uma prateleira no batente de fora, o topo da caixa do ar-condicionado ou um comedouro – o fundo cortado de uma garrafa pet com palitos de churrasco para servir de poleiro, por exemplo. Pense no seu gato, mas pense nos pássaros também: se você colocar só arroz, ou só pão, vai estar desbalanceando a alimentação deles, compre um mix de sementes equilibrado para a espécie que vive perto de você.

Uma alternativa é o bebedouro de beija-flor, só que mais uma vez é importante pensar na saúde do pássaro. O líquido do bebedouro precisa ser um “néctar” sintético, existem opções em pó ou líquidas criadas justamente para esse fim (vende em pet shop e agropecuária). A clássica água com açúcar é extremamente perigosa para os beija-flores: além de acumular fungos e bactérias letais, ela não supre as necessidades nutricionais do pássaro.

Outra opção é plantar um canteiro ou jardineira com flores que atraiam borboletas, maragaridas e asclépias, por exemplo. O lado positivo disso é que as borboletas são menos ariscas do que os pássaros e é mais fácil atraí-las para perto de um gato dando patadas no vidro.

 

Porque não adianta ligar a nossa TV comum no Animal Planet?

Primeiro, porque não é a mesma emoção que ao vivo, não é? Segundo porque os gatos não percebem a TV como nós – e não tem nada a ver com inteligência, tem a ver com fisiologia. Os gatos precisam de 100 frames por segundo para perceber a imagem como um filme, nós precisamos de 16 a 20, e os programas de TV têm cerca de 30. Isso não quer dizer que os gatos não possam se interessar pela imagem, mas eles definitivamente não têm a mesma sensação de movimento que nós, para eles nossa TV é um tanto… parada.

 

Fotos: Jennifer, hehaden, Nancy koziol, Corey Seeman.

Comentários desativados.