Por que meu gato bebe água com a pata?

Ãhn, com a pata? Sim, com a pata! Se você nunca viu essa cena peculiar, dá um play aqui em baixo para ver como o Kvothe bebe água quando a fonte dele está desligada:

Não, não é frescura! Os gatos têm um bom motivo para beber água com a pata, e é um motivo muito sério: os bigodes.

Quando a vasilha de água é estreita, a pontinha dos bigodes encosta na beirada dela, e isso é muito desconfortável para um gato. Os bigodes deles são extremamente sensíveis e ter algo roçando na ponta deles chega até a fazer cócegas!

Por isso, molhar os bigodes é uma sensação pior ainda! Alguns gatos se sentem muuuito incomodados, e a forma genial que descobriram para evitar isso é, sim, levar a água até a boca em vez de a boca até a água – bebendo com a pata!

E não é assim que nós humanos bebemos? Quem já bebeu água de rio, sabe que é muito melhor fazer uma conchinha com a mão do que enfiar a cara na água, não é? Para isso criamos os copos, e os gatos mais sensíveis, em sua infinita sabedoria felina, criaram esse jeitinho especial deles.

 

E quando o gato bate na água antes de beber?

Ao contrário do que você ouviu a vida toda, os gatos adoram água! Afinal, água se mexe e não tem nada que eles amem mais do que coisas que se mexem. E os reflexos na água são muito interessantes para eles.

Desde que não sejam forçados a tomar um banho, ou recebam uma esguichada na cara (coisa que nem você deve gostar), eles podem passar horas assistindo a torneira aberta, a fonte ou o chuveiro. Por isso, um dos motivos para eles darem tapas na água antes de beber é… simplesmente por diversão!

O segundo motivo é mais racional: para medir o nível da água e não dar de focinho nela. Além de ser muito chato molhar o nariz, uma focinhada na água ia ser mais um incômodo para os bigodes. Melhor prevenir antes sentindo a que altura a água está. Espertos, não?

gato bebe agua com a pata gato bate na agua

 Foto: Mel/Flickr

Comentários desativados.