Faça você mesmo areia ecológica para o seu gato – sem gastar nada!

29/09/2015=^.^=

economizar areia gato faça você mesmo

A areia do banheiro do gato é uma das coisas que deixa os humanos mais descontentes – e, acredite, os gatos também. Muitas areias têm poeira e fragrâncias que podem causar problemas respiratórios sérios nos miaus. A maioria das opções no mercado também deixa a desejar no aspecto, pois têm grãos muito grandes e desconfortáveis para as patinhas sensíveis dos gatos.

Pensando nisso e no aspecto ecológico (já imaginou quanto lixo não é produzido só em areias de gato?), a americana Allie do site The Greenists desenvolveu uma areia macia feita em casa a base de jornais velhos.

O resultado é uma opção econômica (custo zero!), funcional e sem aquele monte de produtos químicos das areias tradicionais. Veja abaixo o passo a passo adaptado para ser feito com materiais aqui do Brasil!

DICA DO GATINHO: Sabia que areia para a caixinha é um dos produtos que mais faltam em ONGs e abrigos? Como a prioridade é alimentação, a maioria dos abrigos não tem condições de fornecer areia para seus gatinhos. Que tal então fazer um pouquinho de areia extra e doar para um abrigo? Seu trabalho vai ser o mesmo e os miaus agradecem!

MATERIAIS

  • Papel (a receita original é com jornal, como fizemos aqui, mas ele tem amônia e se não for bem enxaguado pode fazer mal para o gatinho, nossa recomendação é priorizar outros papeis)
  • Balde ou bacia
  • Pano ou peneira grande
  • Detergente neutro
  • Luvas (opcional, para não ficar com tinta na mão)

COMO FAZER

economizar areia gato faça você mesmoPasso 1: Rasgue o papel em tiras. Coloca um filminho para assistir e manda ver! Você vai descobrir logo que rasgar papel é uma verdadeira terapia!
2Passo 2: Coloque o papel rasgado no balde e encha com água morna. Para ser mais ecológico ainda, pode ser água de reuso (do banho, que tal?) ou coletada da chuva.
economizar areia gato faça você mesmoPasso 3: Coloque um pouquinho de detergente neutro (neutro!) e mexa bem. Deixe descansar por de uma a duas horas.
economizar areia gato faça você mesmoPasso 4: Use um pano (ou peneira, ou um escorredor velho) para escorrer a água. Depois encha mais uma vez de água morna, para tirar o sabão e mais um pouco do excesso de tinta. Escorra de novo, apertando a massa de jornal para tirar o máximo de água que conseguir.
economizar areia gato faça você mesmoPasso 5: Agora deixe secar no pano (ou peneira) por cerca de dois dias e está pronta a areia macia do seu miau!