Heterocromia: gatos com olhos que parecem pintados à mão

gato heterocromia olhos

Existe algo mágico no olhar de um gato. É penetrante, é sincero, é cheio de significados e, aparentemente, segredos que nunca vamos descobrir. Alguns chegam a ser até hipnotizantes, com cores diferentes que parecem pinceladas à mão: são os olhos com heterocromia.

A heterocromia é responsável por uma diferença na coloração da íris, que pode ser total (um olho de cada cor), setorial (mesclas de uma cor diferente) ou central (cor ao redor da íris diferente da cor mais distante).

Em gatos, a causa mais comum são os genes de máscara branca total ou genes de manchas brancas (se não sabe o que é isso, clique aqui). Nesse caso, a heterocromia é causada durante o desenvolvimento do gatinho pela falta de melanina em um dos olhos ou região do olho. Por esse motivo, é raro gatos sem pelos brancos ou sem machas brancas terem heterocromia.

A maioria dos gatos nasce com olhos claros de uma cor só, que vai mudando conforme o gato cresce. Isso é completamente normal, tanto mudando para olhos de mesma cor quanto para olhos ímpares. O que não é normal é quando a mudança de cor começa a aparecer em um gato adulto. Nesse caso, a heterocromia pode ser causada por ferimentos ou doenças e deve ser investigada por um veterinário.

Se ainda não se convenceu da beleza desses olhos singulares, seguem algumas fotos:

gatos olhos impares heterocromia

gatos olhos impares heterocromia felina

gatos olhos impares heterocromia

 gatos olhos impares heterocromia 2

gato olho ver olho azul heterocromia

gatos olhos impares heterocromia

gatos-olhos-impares-heterocromia21

olhos-impares-heterocromia felina

gatos olhos impares heterocromia2

 

Fotos: jasonfarmer, desconhecido, desconhecido, Petful, Aapo Haapanen, Kyla Duhamel, Qiang Chen, Mrs eNil, desconhecido e myhightide.

Comentários desativados.