Por que os gatos amam cochilar no sol?

gatos dormir sol solzinho da manhã

Está o maior calor, você toma água com gelo e liga o ventilador no máximo, mas quando olha para o lado… vê o gato dormindo no sol quente, na maior tranquilidade do mundo. Pode ser até que ele vá mudando de posição para seguir o movimento do sol. Parece não fazer o mínimo sentido, ele não sente o calor afinal?

Pois bem… sente. Mas não como nós. A temperatura média normal de um gato é entre 38 – 39 ºC, o que faz com que eles sejam, como um humano com febre, muito mais friorentos. A coisa faz mais sentido ainda se pararmos para pensar que os gatos domésticos descendem do gato selvagem africano – um animal de regiões desérticas (conheça ele aqui). Ou seja, os gatos foram projetados para ter muito mais resistência ao calor do que nós.

Mas manter o corpo quente tem seu custo e boa parte da energia do gato, como dos outros mamíferos, é usada para manter a temperatura constante. Assim, os gatos, em sua incrível inteligência natural, descobriram que deitar no sol ajuda a poupar essa energia e armazenar forças para caçar o lanchinho da tarde. Eles basicamente entendem o conceito de energia solar e tiram proveito dela.

Logo, se torna muito mais confortável e econômico dormir no sol, debaixo das cobertas, no paninho flanelado, na caminha depelúcia, dentro da sua gaveta de roupas, no motor do carro, em vez de dormir na frente do ventilador com você.

gato deitar sol calor

Mas não faz mal deitar no sol assim?

Para a maioria dos gatos o sol só traz benefícios e não tem problema nenhum deixar seu peludo cochilar o quanto quiser. Porém, gatos brancos são exceção. Por terem menos melanina (pigmento) para se proteger, gatos brancos podem desenvolver câncer de pele. Leia mais sobre os cuidados com os branquinhos clicando aqui.

 

E aquela história da vitamina D?

Para você, o sol é importantíssimo para sintetizar vitamina D e manter a saúde do seu corpo, você pode cochilar com seu gato se quiser. Porém, para ele, o sol não ajuda nessa questão. O que acontece é que o sol transforma óleos que temos na superfície do corpo em vitamina D, mas enquanto nós conseguimos absorver essa vitamina pela pele, a dos gatos fica nos pelos. Eles até absorvem um pouco dela quando se lambem depois de acordar, mas em quantidades muito pequenas – portanto, para eles, a verdadeira fonte de vitamina D é a alimentação e não o sol.

 

Fotos: sharkhats e Wade Morgen

Comentários desativados.