Por que os gatos afofam seus humanos?

16/06/2016=^.^=

amassar paozinho

O miau sobe no seu colo e, em vez de deitar, fica abrindo e fechando as patinhas, erguendo os bracinhos e ronronando, como se estivesse afofando você. É o famoso amassar pãozinho, tocar piano, fazer massagem, e, por mais que possa parecer, o objetivo não é afofar seu colo como nós humanos afofamos um travesseiro.

Na verdade, esse é um dos primeiros comportamentos que os gatinhos aprendem quando recém-nascidos, porque eles precisam disso para… mamar! Os gatinhos têm que afofar a barriga da mãe para estimular a produção de leite. Este vídeo mostra dois peludinhos mamando e amassando pãozinho exatamente como os nossos peludos grandes fazem no nosso colo:

 

E por que eles continuam fazendo isso depois de adultos?

Porque não importa quanto tempo passe, o carinho e o conforto da mãe é uma coisa que eles nunca esquecem. O período que passam com a mãe é tão importante para eles que mesmo depois de grandes continuam associando o gesto de afofar com o bem estar da hora do leitinho.

Por isso, quando estão tranquilos e contentes, recebendo atenção no nosso colo, se preparando para a soneca na caminha ou no paninho preferido, eles amassam pãozinho e isso faz com que se sintam bem.

Existem várias formas de amassar pãozinho, alguns usam só as almofadinhas, outros as unhas, outros as quatro patas e alguns até tentam mamar no pano ou na nossa roupa. São todas demonstrações do carinho mais puro que existe!

 

OBS: Se seu gato mama nos paninhos com muita frequência ou a ponto de furá-los, ele pode estar se sentindo inseguro e faz isso como gesto de defesa, para tentar se sentir melhor. Você pode saber mais sobre isso, aqui.

 

Foto: Ernesto de Quesada