Arranhadores, caminhas e tocas de caixotes reutilizados

20/11/2016=^.^=

Os caixotes reutlizados estão cada vez mais populares no mundo da decoração, afinal são ecológicos, baratos e dão um toque rústico ao ambiente. E é claro que os gatos não iam ficar de fora dessa tendência, existem até marcas de mobília para gato que usam só madeira reutilizada (veja a The Retro Cats, por exemplo). Fizemos uma seleção de boas ideias para quem quiser se inspirar e criar um playground bonito, divertido e sem gastar muito.

Onde encontrar os caixotes

  • Na feira. Esses caixotes são usados para carregar frutas e hortaliças e ao final da feira muitos são jogados fora ou deixados nas lixeiras. Selecione os que estiverem em melhor estado e forem mais resistentes.
  • Em lojas de artesanato e na internet. Muita gente já percebeu a tendência de reutilizar caixotes e recolhe-os da feira, trata e revende. É uma boa opção para quem  não quer ter o trabalho de tratar a madeira em casa. Dois sites cheios de opções são o Elo7 e o MercadoLivre.
  • Em vinículas e lojas de vinho. Caixotes de vinho são resistentes e de boa qualidade, porém mais difíceis de achar. Mas a internet também está cheia de opções para adquirí-los e os sites mencionados acima têm boa variedade.

Como tratar a madeira

  1. Limpe-a muito bem.
  2. Lixe-a. Primeiro com uma lixa mais grossa e depois com uma mais fina para dar bom acabamento.
  3. Retire todos os grampos meio soltos e pontas que podem machucar o gato. Você pode reforçar ou trocar os grampos por cola de madeira ou pregos pequenos, mas faça isso devagar para não rachar.
  4. Dê acabamento com verniz, seladora ou tinta. É importante proteger a madeira e o o produto que você vai usar para fazer isso depende do acabamento que você quer, se estiver na dúvida converse com o atendente da casa de material de construção. Se quiser, você também pode encapar a madeira usando cola branca e tecido.
  5. Espere o verniz ou tinta secar completamente antes de montar a peça final. Você pode usar pregos, grampeador de madeira ou cola de madeira. Só certifique-se de que está tudo seguro para o miau.

 

1
Arranhador da TheHeftyCatCondo, Etsy. A base é feita com pallets, também reutilizados.

 

Outros da TheHeftyCatCondo

 

Arranhador com caixotes de vinho da NoCatLeftBehind, Etsy.
Arranhador com caixotes de vinho da NoCatLeftBehind, Etsy.

 

Design de Cristine Becker.
Design de Cristine Becker. Essas ripas verticais que unem os caixotes são vendidas em madeireira.

 

Para fazer o poste, você pode usar pés de mesa ou tubos de papelão (é só pedir esses tubos em lojas de tecido). O primeiro design é de S e o segundo foi postado no Reborn.
Para fazer o poste, você pode usar pés de mesa ou tubos de papelão (é só pedir esses tubos em lojas de tecido). O primeiro foi postado no Spiffy Pet e o segundo no Reborn.

 

Designs da Wine Pine e
Designs da Wine Pine e da ProsaTrecosECacarecos.

 

Transformar caixotes em prateleiras é tudo de bom! Atente para o uso da mão francesa (o suporte), sem ela o caixote pode não aguentar o peso do gato. Design de PorteSueloGoods.
Transformar caixotes em prateleiras é tudo de bom! Mas atente para o uso da mão francesa (o suporte), sem ela o caixote pode não aguentar o peso do gato. Design da PorteSueloGoods.

 

Além de caixotes, que tal pneus reutiliizados? Esse desgin é do Gatil Glamurosa.
Além de caixotes, que tal pneus reutilizados? Esse desgin é do Gatil Glamurosa.

 

Design da WilaaMalin.
Design da WilaaMalin.

 

Mais uma opção com caixotes de vinho, o detalhe é em pirógrafo e puxadores de gaveta. Design de PatterdaleTalesLLC, Etsy.
Mais uma opção com caixotes de vinho, a frase é gravada com pirógrafo e os globos são puxadores de gaveta. Design de PatterdaleTalesLLC, Etsy.

 

Mais um caixote com detalhe usando puxadores, e pés ou rodinhas para manter longe da friagem do chão. Design de Kate Hammett para Lewis & Greening.
Mais um caixote com detalhe usando puxadores, e pés para manter a cama suspensa, longe da friagem do chão. Design de Kate Hammett para Lewis & Greening.

 

Design da Pallet Furniture.
Design da Pallet Furniture.

 

caixote-caminha
Design da Pallet Furniture.

 

Mais de um gato? Faça uma beliche!
Mais de um gato? Faça uma beliche! O primeiro é da Baxter and Snow e o segundo de Bexta Williams.

 

Mais um da
Mais um da NoCatLeftBehind.

 

Gatos e livros? Claro que sim! Design de Collin Roberts.
Gatos e livros? Claro que sim! Design de Collin Roberts.