O segredo do miado dos gatos

por que gatos miam miar miado

Gatos adultos normalmente não miam uns para os outros. O miado é uma vocalização usada por filhotes para comunicar-se com a mãe, conforme vão crescendo os gatinhos param de miar para outros gatos e passam a usar mais a linguagem corporal, ferormônios, marcações e vocalizações como rosnado e silvo.

Porém, eles miam para seus humanos. Eles miam para ganhar comida, miam para abrir uma janela, para acordar as pessoas, para falar oi, para ganhar atenção, para chamar para brincar. Alguns até conversam e respondem quando falamos com eles. E o humano experiente que tem uma boa conexão com o peludo sabe exatamente o que cada miado quer dizer.

E é por isso que eles miam. Porque eles aprendem que nós aprendemos a ouvi-los e que miando eles têm mais chances de conseguir o que querem do que, por exemplo, se usassem apenas a linguagem corporal como fariam com outros gatos. Basicamente, eles entendem mais a nossa linguagem do que nós entendemos a deles e se adaptam para “falar” conosco.

por que gatos miam

Como eles aprendem

As pessoas assumem para os gatos domésticos o mesmo papel que a mãe tem para seus gatinhos, de proteger, alimentar, cuidar, dar carinho. Por esse motivo, os gatos mantém em relação aos humanos muitos comportamentos de filhote, como o miado, o ronronar, chamar para perto, o pedido de agrado.

A partir disso, eles vão aos poucos miando e conseguindo o que querem, até descobrirem qual miado é mais eficiente para qual fim. Um gato com fome, por exemplo, emite um miado muito mais urgente do que um gato que está cumprimentando o humano à porta.

Um outro exemplo de como os gatos sabem se adaptar para falar conosco é um estudo de Karen McCombemail sobre o ronronar publicado na revista Current Biology em 2009. McCombemail mostrou que os gatos incluem um tom de choro ou miado ao ronrom quando querem solicitar algo de seus humanos. E, o mais fascinante, até pessoas que nunca conviveram com gatos sabem reconhecer quais vocalizações são mais urgentes!

Se quiser ouvir os sons usados por McCombemail e ver se você também consegue identificar qual ronron é de pedido e qual é de relaxamento, acesse o estudo aqui (o texto está em inglês mas o play para os aúdios está em destaque no começo do artigo).

 

Fotos: CCF Photo e KayVee.INC

Comentários desativados.