Um gato publicou dois artigos científicos na década de 80

25/07/2017=^.^=

Sim, você leu certo… O gato siamês F. D. C. Willard foi autor de dois artigos científicos de física na década de 80. O primeiro como co-autor, publicado em inglês pela Physical Review Letters em 1975 (veja aqui), e o segundo como autor único, agora em francês, publicado pela La Recherche em 1979 (veja aqui). E F.D.C. Willard realmente pôs “patas à obra”, pata-autografando os artigos:

gato artigo física

Mas é claro que o gato não fez nenhuma pesquisa complexa em física nuclear, em verdade ele nem chamava F.D.C. Willard e sim Chester, sendo que o verdadeiro pesquisador era seu humano, Jack H. Hetherington.

A história toda começou quando Hetherington pediu para um colega revisar seu artigo sobre criogenia. O colega respondeu que estava tudo ótimo porém seria recusado porque o pesquisador, que era o único autor, escrevera tudo no plural (“nós descobrimos, nós concluímos”).

Com preguiça de mudar o texto inteiro, Hetherington decidiu colocar seu parceiro peludo Chester como co-autor. Para soar mais acadêmico e não levantar suspeitas, ele criou um codinome para o gato: F. D. C. Willard. F. D. vem de Felis domesticus, “gato doméstico” em latim; C. vem de Chester; e Willard era o nome do pai felino de Chester.

FDC-Willard
Chester, o siamês que assinou artigos de física como F. D. C. Willard.

O artigo foi aceito e o gato só foi desmascarado quando ligaram na universidade pedindo para falar com o co-autor. Depois disso, Hetherington e Willard autografaram e pata-autografaram cópias da publicação para entregar aos amigos do pesquisador.

O segundo artigo foi escrito por Hetherington e alguns colegas, que, porém, não tinham certeza se o texto estava bom e não quiseram assiná-lo. Foi F. D. C. Willard que acabou assinando, desta vez como autor único de uma pesquisa em física nuclear. Quem foi que disse que física não pode ser divertido?