Faça esse cubo para gatos com menos de 10 reais!

07/06/2014=^.^=

Os gatos adoram esconderijos! Eles precisam de caixas, tocas, iglus e cubos para se sentirem mais seguros no ambiente. Vendo as prateleiras de pet shop parece impossível conseguir um cubo de gatos a um valor acessível, mas as madeiras desse da foto custaram um real cada lado, e mais os R$ 2,50 da cola para madeira totalizam R$ 8,50! Bora fazer?

Cubo de madeira para gatos

cubomexido

MATERIAL DO CUBO

  • Madeira (veja mais informações abaixo)
  • Cola para madeira

MATERIAL DO ACABAMENTO

  • Juta ou tecido
  • Cola branca
  • Pincel para cola
  • Tesoura
  • Enfeites
  • Cola quente (opcional)

COMO FAZER

1

A grande sacada desse cubo é, obviamente, a madeira, tanto no sentido do material quanto da montagem. A maior parte das lojas de construção tem uma sessão de marcenaria e o material mais comum delas é o MDF, uma madeira simples e barata, mas que resiste bem principalmente em ambientes internos. Para esse cubo da imagem foi usado o MDF com 3mm de espessura, e ele tem dado conta do recado (muito bem, por sinal, porque na primeira semana meu gato derrubou o cubo de cima da mesa e ele continua bonitinho).

cuboquadComo o MDF é vendido em painéis (de 1,40m para mais) e pode ser difícil de cortar em casa, facilita muito o seu trabalho de montagem e transporte se você pedir para cortarem as peças na própria loja de materiais de construção, esse serviço não costuma ser cobrado. Se não cortarem em círculo, adapte a entrada do cubo para ficar em dois retângulos como a imagem ao lado (ou encare o desafio de cortar o círculo em casa, o meu eu cortei na mão com estilete porque a serra não entrava- mas sinceramente… é loucura!)

Dica extra: Se você tem uma serra de madeira em casa e está com disposição para um trabalho extra, sugiro a sessão de retalhos. Como vendem a madeira cortada por metro, as sobras de todos os tipos e espessuras são colocadas nessa sessão com descontos de no mínimo 50%, e você pode incrementar o cubo com mais andares ou inventar outras mobílias felinas para combinar!

 

2

O tamanho das peças exige quebrar a cabeça um pouquinho, pois elas não podem ser todas do mesmo tamanho – precisam encaixar direitinho de acordo com a espessura da madeira. A solução que encontrei foi essa acima, mas você pode adaptá-la para a espessura da madeira que escolheu ou para um cubo maior.

 

3

Pode confiar na cola! Ela é mais fácil de usar e menos perigosa para os bichanos. Diz a lenda que cola branca de artesanato é suficiente, mas eu preferi não arriscar e investi na cola para madeira (tem em loja de material de construção ou em papelarias grandes).

É difícil fazer a madeira ficar no lugar já que a cola leva 24h para secar, então una as peças e deixe-as escoradas em alguma coisa para que o cubo não desmonte enquanto estiver secando. Outra opção é colar os pedaços de dois em dois, você pode colocá-los rente a uma parede, para que fiquem com 90° certinho e, no dia seguinte, encaixe-os e cole o cubo final.

4

Quando o cubo estiver fixo e a cola totalmente seca, pode abusar do seu dom artístico para decorar. Esse tecido rústico que eu usei chama juta, vende em armarinhos e lojas de artigos para festa. Os gatos adoram juta porque ela é uma delícia para afiar as unhas, e se estiver bem colada ela não estraga. Mas é claro que qualquer tecido serve, no meu cubo, por exemplo, usei um tecido macio no topo para quando os gatos quisessem dormir em cima, e pretendo colocar almofadinhas ali no futuro.

Para colar, misture a cola branca (recomendo a Cascorez) com água em proporções de 1:1 e usando o pincel espalhe uma boa camada por toda uma face do cubo. Coloque a juta ou tecido e aperte para fixar. Como a juta é furadinha, pode ser necessário colocar cola quente nas beiradas para ela não soltar, mas aí você terá que colar juta com juta, porque a cola quente não adere à madeira.

Depois que secar, coloque os enfeites extras, uma coberta quentinha ou almofada dentro do cubo e chame o gato!

Para pendurar na parede: Se quiser pendurar, você vai precisar de furadeira, parafusos e buchas: faça dois furos na parte de trás (menores que a cabeça do parafuso) e dois furos com a mesma distância um do outro na parede. Coloque as buchas, segure o cubo no lugar e parafuse. Se o gato for muito gordinho, você pode fixar a base do cubo num suporte para prateleiras e prender o suporte na parede!