12 gestos que mostram que seu gato gosta de você

15/03/2018=^.^=

Nossa espécie acabou perdendo um pouco da sensibilidade para a emoção dos outros animais que dividem o planeta conosco e, por isso, nem sempre é fácil interpretar o que nossos gatos estão dizendo – mas eles estão sempre “falando” algo, é só questão de aprendermos a “ouvir”!

Algo que ele provavelmente te diz o tempo todo é “eu gosto de você”. Claro, porém, que ele faz isso por meio de gestos e não de palavras, afinal, como todo animal, gatos têm sua própria linguagem. E é mais do que válido você aprender a ler esses gestos para aprender a dizer que gosta dele também!

Lembre-se, entretanto, que estas são algumas dentre as várias formas de demonstrar amor, caso seu gato não demonstre nenhuma delas pode ser que ele ainda seja muito tímido para isso, prefira mostrar de outras maneiras ou que vocês possam melhorar a ligação entre vocês (veja aqui algumas dicas).

1. Ficar perto de você
É um tanto óbvio, mas, como nós, gatos não ficam perto de quem eles não gostam! Logo, se ele gosta de você e se sente bem com você, vai querer te seguir pela casa e ficar do seu lado no sofá, ao seu pé na cadeira, no seu colo ou até no seu teclado.

2. Receber você na porta
Esta é a maneira de ele dizer “Que bom que você chegou! Estou tão feliz que você voltou! Miau, miau!”.

3. Trazer presentes
Pode ser um brinquedinho ou uma caça de verdade, com este gesto ele está realmente te dando um presente! E, ainda mais, compartilhando a “comida” duramente conquistada com você! É muito amor, não é?

4. Lamber e dar mordidinhas
Parece estranho, mas quando ele te dá mordidinhas fracas, está dizendo que gosta de você — e o mesmo vale para lambidinhas. É o jeitinho dele de te dar um beijo!

5. Miar
Ao contrário do que parece, miar não é um comportamento “natural” para gatos adultos! Gatos ferais raramente miam para outros gatos. O miado é uma vocalização usada pelo filhote para se comunicar com a mãe, mas nossos pequenos companheiros aprenderam que nossa espécie se comunica muito por vocalizações e se adaptam para fazer o mesmo (saiba mais aqui). Alguns comportamentalistas interpretam até que isso significa que eles realmente nos consideram “mães/pais” deles!

6. Amassar pãozinho
Abrir e fechar as patinhas é um gesto que eles fazem na mãe para estimular a produção de leite e traz uma sensação boa para eles, junto com todas as memórias carinhosas de bebê. Se ele amassa pãozinho (afofa, toca pianinho) em você, está contente e, mais uma vez, associa você à figura da “mamãe”. Leia mais sobre isso, aqui.

7. Trocar a noite pelo dia
Gatos são animais noturnos, na natureza eles dormiriam durante o dia e caçariam principalmente à noite. Porém, quando convivem conosco, eles trocam seus horários para ficarem acordados na mesma hora que os humanos e aproveitar melhor o tempo que temos juntos.

8. Te dar cabeçadas
É assim que os gatos cumprimentam uns aos outros, se ele faz isso com você, te considera da família!

9. Passar a cabeça na sua perna
Ao passar o corpo na sua perna, principalmente a lateral da cabeça e a ponta da cauda, ele está compartilhando o cheiro dele com você. Esta é outra atitude que eles fazem entre amigos do mesmo grupo, já que cada “família” de gatos tem uma identidade olfativa própria.

10. Ronronar para você
O ronron pode significar várias coisas (veja aqui), e uma delas é carinho. Se ele ronrona quando está com você ou recebendo seu agrado, está dizendo que está amando sua companhia.

11. Tremer a cauda para você
Esticar e/ou tremer a cauda para o alto é demonstrar animação e alegria. Se ele treme o rabinho quando você chega ou quando você fala com ele, é porque está feliz em receber sua atenção, como se ele dissesse “Hey, você lembrou de mim, eba, eba!”.

12. Piscar lentamente
Esta é a forma de ele dizer “Eu te amo!” — e você pode responder com o mesmo gesto! Saiba mais sobre isso, aqui.

“Não existe presente maior do que o amor de um gato.” — Charles Dickens

 

Fotos: Jacek Niewęgłowski, The.Rohit, Laura TaylorTomas Aleksiejunas e Zhang Heihei