Entenda as expressões faciais do seu gato

Se tem gatos a muito tempo, você provavelmente já sabia o que essas expressões básicas significavam. Mas sabe de onde elas vieram? Já se perguntou porque o bigode do gato se mexe para frente e para trás? Ou porque as orelhas se colam à cabeça quando ele vai brigar? Parece aleatório para a gente, mas cada um desses gestos tem um significado e um motivo muito importante para os gatos, e compreendê-los é ter uma melhor comunicação com seu bichano. Entenda:

catrelaxed

Tranquilo: Orelhas levemente voltadas para o lado e para baixo, bigodes retos. O gato está relaxado, é assim que fica seu rosto quando os músculos não estão repuxados ou tensos. Repare que quando ele dorme, a posição dos bigodes e orelhas são exatamente essas.

 

PABS TIGRE

Bravo: Se o gato está bravo, se prepara para uma briga, então tudo precisa estar protegido das presas e garras de seu agressor. As orelhas se voltam para trás –  e é por isso o tigre tem duas manchas brancas nas orelhas: é como o guizo da cascavel, um alerta. Os bigodes são órgãos importantíssimos para os gatos, então eles ficam para trás para não serem cortados na briga. Mas repare que nem bigodes nem orelhas ficam totalmente colados no corpo, isso é a maneira do gato de dizer: estou preparado para uma briga, mas não tenho medo de você a ponto de me encolher e esconder minhas orelhas. Por fim, os olhos também se estreitam, já que olhos abertos são alvos fáceis.

 

gatim

Assustado: Gatos assustados podem assumir duas expressões – “estou com um pouco de medo” e “estou  apavorado a ponto de matar qualquer coisa que chegue perto”. Na primeira, o medo comum, as pupilas dilatam, as orelhas se voltam para baixo, o rabo fica enrolado no corpo e o gato se encolhe o máximo possível – ele está tentando ficar invisível.

scared

Na segunda, o gato (principalmente os ferais) está com medo mas assume a defensiva, é aquela história de “a melhor defesa é um bom ataque”. Nesse caso, ele praticamente cola o bigode e a orelha no corpo e estica os pêlos, podendo arquear as costas – ou seja, está protegendo o que é importante e tentando parecer grande. O curioso é que o som que eles fazem nesse momento lembra o de uma cobra, o especialista Desmond Morris associa isso ao fato de que as cobras são temidas pela maior parte dos predadores, então os gatos deram um jeito de imitar o som delas para tentar espantar o que estiver lhes causando medo. Espertos, não?

 

curious

Curioso: Um gato curioso quer saber tudo o que está acontecendo, assim como um gato que está brincando, então ele fica atento. Suas orelhas viram totalmente para a frente para captar todos os sons, a pupila dilata para captar melhor a luz e os bigodes vão para a frente. Lembre-se que os bigodes são uma maneira super importante de o gato “sentir” o mundo, da mesma forma os dedos são para uma criança curiosa.

 

E para terminar… uma colinha para não esquecer:

expressoes-faciais-gatos

 

Fotos: j-ster, Taylor Bennet, Tambako The Jaguar, 11thEarlOfMar, sem crédito, Ula Kapala.

7 Comentários