Tenha um gato mais feliz: faça um brinquedo interativo

19/06/2014=^.^=

A brincadeira interativa com brinquedos de corda é extremamente importante para o seu gato, afinal ele é um caçador e precisa caçar alguma coisa. Grande parte dos problemas de comportamento em gatos é causado por acumulo de energia e falta de compreensão sobre a verdadeira natureza deles. Por consequência, a brincadeira interativa ajuda – se não solucionar de vez – a resolver um comportamento indesejado.

Quando seu gato não caça nada, fica frustrado e entediado. Mas quando caça (nem que seja um brinquedinho) fica relaxado, feliz e com a autoestima lá em cima. Os brinquedinhos estáticos, tipo ratinhos de pano e bolinhas, são indispensáveis também, mas não suficientes. O ideal é que você brinque com seu gato diariamente, da mesma forma como deveria andar com o cachorro diariamente.

O tempo de brincadeira interativa varia de gato para gato, mas é cerca de duas sessões diárias de 15 minutos cada – ou até ele deitar de lado e mostrar que está cansado. Lembre-se que ele precisa conseguir “caçar” o brinquedinho várias vezes, senão fica mais frustrado ainda! E, no final, diminua a intensidade dos movimentos e deixe-o dar uma capturada final. Se existir a possibilidade de ele comer o fio do brinquedo interativo, guarde-o num lugar seguro até a próxima brincadeira, isso garante a segurança dele e faz o brinquedinho ser especial.

Ufa! Agora, vamos ao passo a passo!

(obs: a gatinha das fotos é a Vashet, ela sempre me acompanha nos projetos manuais, ainda mais quando sabe que é para ela)

Brinquedo de corda para gatos

 

stringpost

 

MATERIAL

  • Vareta (usei um hashi, mas pode ser até um lápis)
  • Cordão
  • Cola quente (pode substituir por fita adesiva)
  • Guizo (opcional)

 

COMO FAZER

Passo 1

Pegue o cordão e dê várias voltas em torno de seus dedos. Quando mais abertos os dedos, mais longo vai ficar o pompom. E quanto mais voltas, mais cheio.

string1 string2
Passo 2

Tire com cuidado dos dedos, sem deixar perder a forma circular. Corte um pedaço do cordão e use para dar nós na ponta do círculo como na figura, deixe sobrar um pouco de fio para prender o guizo. Deixe espaço suficiente para formar uma alça pequena e aperte bem os nós, dando várias voltas e vários nós. Pode até colocar um pinguinho de cola, porque se algum fio soltar o gato pode acabar engolindo e isso pode causar problemas sérios.

string3 string4
Passo 3

Corte a base do pompom (do “círculo”) como na foto e penda o guizo. Agora corte um bom tamanho de fio e prenda na “alça” que sobrou em cima do pompom. Se o cordão que estiver usando for muito fino pode machucar o gato na hora da brincadeira ou se romper, então junte mais de um (eu usei o rosa e o vermelho, por ex).

string5 string6
Passo 4

Prenda a ponta do cordão longo na vareta e use a cola quente para encapá-la com a fita. (Nessa hora dei um sachê para a Vashet, não gosto que ela fique perto da cola quente). Se não tiver uma fita, você pode usar o próprio cordão, é só dar várias voltas em torno da vareta (como um arranhador).

string7 string8
 

Passo 5: Brinque! :)

 

stringvash stringkvoth