Faça uma toca de papelão para seu gato

Essa toca de papelão pode ser um pouco trabalhosa de fazer, mas assumindo que você pode pegar as caixas de papelão no supermercado, ela sai praticamente de graça! E que gato não é louco por papelão? O projeto é da Linda Bellosi do site Instructables.

Toca de papelão para gatos

Toca1

 

Barato CATdifmedia

Até R$ 15   –     Dificuldade Média

 

MATERIAIS

  • Um monte de papelão (eu usei um com duas camadas, que é mais grosso)
  • Estilete
  • Lápis
  • Compasso (ou um cordão com dois lápis, clique aqui para ver)
  • Régua
  • Cola branca
  • Pincel

 

COMO FAZER

Passo 1
toca2 toca3

A toca vai ser formada por vários discos de papelão, um sobre o outro. Então a primeira coisa a fazer é marcar esses discos. Comece com oito discos separados com os raios (abertura do compasso) da tabela abaixo. Se seu gato for muito grande, você pode aumentar esses tamanhos para fazer uma toca maior.

  1. 21,5 cm
  2. 21 cm
  3. 20,5 cm
  4. 20 cm
  5. 19,5 cm
  6. 19 cm
  7. 18,5 cm
  8. 18 cm

OBS: Se o papelão que você estiver usando for muito fino, pode ser que a toca fique muito baixa e talvez você tenha que fazer dois discos de cada tamanho e juntá-los depois, o que significa cortar o dobro de papelão.

Como você pode ver, cada disco tem meio centímetro a menos que o outro.

Quando tiver marcado os oito discos, pegue o primeiro e guarde os outros. Abra o compasso 4 cm a menos do que o raio dele (para o raio 21,5 cm ficará 17,5 cm, por exemplo). Posicione-o no centro do disco e marque um círculo menor dentro dele. Assim, quando você cortá-lo mais para frente, terá um disco menor e uma rodela com 4 cm de espessura.

Repita o processo dentro desse círculo: meça um raio 4 cm menor e risque. Repita esse passo até ter marcado o suficiente para cortar 5 rodelas e um disco pequeno no centro.

Agora pegue o segundo disco daqueles 8 que você marcou inicialmente e faça a mesma coisa. Os últimos discos provavelmente renderão apenas 4 rodelas, pois a quinta ficaria muito pequena e isso significa que a toca do seu gato ficaria mais pontuda no topo.

Passo 2
toca4 toca5

Agora é a hora de cortar cada uma dessas rodelas.

Você pode marcar números de 1 a 8 nas rodelas, para saber de qual dos discos iniciais cada uma veio e assim você não vai se perder mais para frente.

Capriche com o estilete porque o resultado final depende disso. Cortar formas redondas é realmente complicado, então não tenha pressa. Vai te custar um pouco de paciência e força, mas se eu consigo você consegue também!

Passo 3
toca6 toca7

Pensou que tinha terminado a parte de cortar? Sinto muito… Tem mais alguns discos para fazer.

O primeiro é a base: um disco grande com raio de 21,5 cm, não corte nada dentro dele.

Depois marque outros seis discos desse mesmo tamanho e risque dentro de cada um deles um círculo com 4 cm a menos (não precisa mais fazer um monte de círculos).

Corte-os e assim você terá 6 rodelas de 4 cm de espessura, que serão a base da toca. Se seu gato for grande, você deve fazer mais do que seis, assim a base fica mais larga.

Agora vamos tentar montar a base: pegue o disco grande e coloque cada uma dessas rodelas em cima. Coloque também a maior do primeiro disco que você cortou (disco 1).

Passo 4
toca8 toca9

Vamos colocar o resto (ainda não cole).

A maior rodela do disco 1 já está no lugar, então coloque a maior do disco 2 em cima dela. Tente centralizar bem para que fique uma borda de 0,5 cm entre cada rodela.

A seguir, coloque a maior do disco 3, e então a do disco 4, e do 5, 6, 7 e 8. Confira se estão centralizadas.

Depois da maior rodela do disco 8, recomece do disco 1. Coloque a segunda maior, que vai ser a maior que você terá em mãos – a maior mesmo já está no lugar dela na pirâmide. Continue fazendo isso até todas as rodelas estarem no lugar.

Você terá colocado os maiores embaixo e os menores em cima: é uma pirâmide redonda!

Passo 5
toca10 toca11

Agora você precisa decidir onde vai ser a porta.

Eu quis deixar a base intacta então deixei ela de lado. E então contei 20 camadas de papelão e separei as camadas de cima. Depois você vai pôr no lugar de novo.

Essas 20 camadas são as que vão ser cortadas para fazer a porta. Se quiser uma porta maior, corte mais camadas.

Agora use um lápis para marcar nas rodelas onde você vai cortar. A porta pode ser de qualquer formato, é só desenhá-la na lateral da pirâmide e marcar os cortes. Mas certifique-se de fazer marcações precisas em todas as rodelas, ou você não vai saber onde cortar depois.

Passo 6
toca13 toca12

Essa foi a parte mais difícil para mim.

Você precisa fazer as linhas de corte começando nas marcações que fez no item anterior. Meu problema foi descobrir o ângulo que as linhas precisavam estar, ou seja, elas começavam nas marcações, mas eu não sabia onde terminá-las.

Decidi desenhar as linhas como se elas estivessem saindo do centro do disco. O problema é que o centro do disco não está mais lá, então temos que tentar fazer o mais preciso possível. Você pode ver o esquema que eu desenhei para entender melhor.

Quando terminar de marcar, corte fora essas partes.

Passo 7
toca14 toca15

É hora de ver se a porta ficou legal na pirâmide. Então coloque todas as peças de volta no lugar.

Eu estava bem ansiosa para ver se a porta tinha dado certo, e por sorte deu. Não ficou tão perfeito, algumas ficaram meio tortas, mas eu fiquei bem feliz com o resultado.

Passo 8
toca16 toca17

Se tudo está ok, já dá para colar as partes.

Eu misturei a cola com um pouco de água e usei o pincel para espalhá-la pelas rodelas.

Colei uma por uma, tomando cuidado para deixá-las centralizadas. Recomendo que você pressione as peças de vez em quando para ter certeza de que vão fixar. Por fim, passei um pouco de cola em toda a toca.

E está pronta! Só espere a cola secar totalmente.

Passo 9
 toca19  toca18

Coloque um travesseiro ou coberta dentro e dê o presente para o seu gato!

O meu adorou!  =D

 toca20

2 Comentários