Por que os gatos adoram caixas de papelão?

20/08/2014=^.^=

por que gatos gostam caixa de papelao

O papelão parece ser um verdadeiro ímã felino! Às vezes seu gato nem cabe na caixa, mas vai fazer o impossível e se dobrar inteiro para deitar nela. Pode até ficar uma pata ou duas para fora, estando na caixa ele está feliz. Qual a mágica que faz eles serem tão obcecados?

Nenhuma, na verdade. A coisa é mais simples do que parece. Seu gato acha caixas de papelão fantásticas porque….

  1. São o esconderijo perfeito. Gatos eram predadores e presas na natureza, então precisavam de tocas e buracos para se esconder. A caixa de papelão é um esconderijo fantástico para eles, onde podem dormir sob a segurança de quatro “paredes” apertadinhas ou espreitar uma presa-brinquedinho imitando uma caçada de verdade.
  2. São ótimas para arranhar. A textura do papelão é bastante atrativa para as garras do seu bichano. O papelão é macio o suficiente para rasgar e furar, mas também é resistente para ajudar a remover as camadas soltas da unha. Por sinal, uma ótima opção para manter seu gato longe da beirada do sofá é fazer um arranhador caseiro de papelão (veja aqui).
  3. São novidade. Eles são curiosos e você trouxe coisa nova da rua, esperava o que? É claro que eles vão cheirar, explorar e aproveitar a novidade! O mundo deles é sua casa e sua janela – eles sempre vêem as mesmas coisas, dia após dia. Tudo o que é novo vai parecer muito interessante, e explorar novidades faz muito bem para a saúde mental do seu gato. Então, pode encher a casa de caixas!

E por que eles destoem a caixa se gostam tanto dela?

A maior parte dos gatos vai destruir a caixa eventualmente, de tanto brincar e dormir nela – afinal, estamos falando de papelão, não é uma coisa tão resistente assim. Mas alguns gatos mais ativos podem simplesmente despedaçar a caixa arrancando pedacinho por pedacinho.

Pode não fazer sentido para a gente, mas olha só esse videozinho:

Ficou muito mais claro agora, não é? Os gatos despedaçam caixas de papelão porque não podem despedaçar a ração como fariam com uma presa – e sentem falta disso. Os gatos domésticos não são descendentes dos guepardos como o do vídeo (na verdade eles vêm do gato selvagem africano), mas a lógica é a mesma.

Na natureza, eles não só arrancariam pedaço por pedaço da presa, como chacoalhariam o pescoço dela para matá-la e depenariam os pássaros arrancando a maior parte das penas antes de comê-los. O gesto de balançar a cabeça para os lados quando estão comendo (mesmo que seja só ração) vem daí, e é tão instintivo que quando caçam um ratinho de brinquedo eles podem fazer a mesma coisa.

Então, se o gato está destruindo papelão, deixe! O trabalho de limpar a sala vale a pena pelo bem estar dele ao exibir um comportamento tão natural.

Foto: Wolfgang Lonien