Por que você NUNCA deve dar pratinhos de plástico para seu gato

04/03/2015=^.^=

porque pratinhos de plastico fazem mal gatos

Plástico é o material mais barato que existe para fazer comedouros e bebedouros, e por isso as pet shops estão lotadas de pratinhos de plástico. Por consequência, a casa das pessoas também. Mas dessa vez existe um bom motivo para investir um pouco a mais: a saúde do seu peludo!

O primeiro problema do plástico é que ele um material poroso e risca com facilidade, e essas irregularidades com o tempo ficam cheias de germes e bactérias. Essa é a razão para pratinhos de plástico serem tão perigosos para a acne felina, aqueles pontinhos pretos no queixo do gato (leia aqui).

E não é porque o gato nunca tive acne felina que ele não está exposto às bactérias, ele só não está tendo uma reação tão visível a elas. O que pode estar acontecendo lentamente dentro do corpinho dele é outra história. E, gatos são espertos, ele pode decidir que não quer mais comer ou comer menos simplesmente porque o prato cheira mal tanto pelas bactérias quanto pelas irregularidades – até a ração seca tem óleos que se acumulam ali (e lavar nunca tira 100%).

O segundo problema do plástico é sua composição e os componentes químicos que são liberados ao pouco no organismo do seu miau. Muitos plásticos têm ftalatos, que servem para dar maleabilidade ao material – e que fazem muito mal para a saúde (tanto nossa quanto dos gatos).

Outro perigo é o BPA, que causa, entre muitas outras coisas, câncer e problemas neurológicos. Felizmente ele é proibido no Brasil, mas a grande maioria dos comedouros que se vendem por aí são feitos na China. E, bom, não vale o risco, não é?

Então, o que usar?

É quase que… “tudo menos plástico”. Inox, vidro e porcelana/cerâmica (sem pintura) são seguros e fáceis de achar em pet shops e em lojas de produtos para o lar (petisqueiras humanas são ótimos comedouros de gato!). Mas… alguns gatos não gostam do inox por conta do barulho ou sensação gelada ao toque, só testando para saber qual o preferido do seu miau.

Independente do material, o pratinho precisa ser lavado com frequência (todos os dias se o peludo come ração úmida). Para ajudar a higienização, caso o material permita, você pode despejar água fervente na superfície e deixar de molho por alguns minutos antes de lavar.

Comedouros em porcelana da nossa lojinha :)

Também é importante que o comedouro seja elevado.

Fotos:  Kārlis Dambrāns e Gatinho Branco Loja