Protegendo a pele dos gatos brancos

14/07/2015=^.^=

gato-branco-sol-protetor-solar-cuidados

Gatos são mestres em tirar cochilos no sol. Mas, quando o miau é muito clarinho, ele precisa de cuidados extras para não se queimar e, pior, não desenvolver câncer de pele.

Assim como as pessoas, gatos com a pele clara têm menos pigmento para se proteger dos raios nocivos do sol. Como consequência, correm o mesmo risco que nós de se queimar. O primeiro sinal de queimadura é a vermelhidão da pele e perda de pelos na região, depois ela começa a descamar, coçar e formar feridas. Por último, vem o câncer – e a partir daí a jornada pode ser bem triste!

As áreas mais afetadas são as que têm menos pelos: pontinha das orelhas, nariz e ocasionalmente as pálpebras e lábios. Claro que Sphynx e gatos sem pelos também correm riscos, e por todo o corpo, já que a pele está exposta.

E se você pensa que “eles sabem o quanto podem ficar no sol”, se enganou! Eles não sabem e nem percebem que estão se queimando (nem nós, né?), cabe a seus humanos ajudá-los a se proteger. Felizmente, com conhecimento e algumas mudanças simples na rotina, é possível evitar que os branquinhos e carequinhas tenham problemas com o sol:

Use protetor solar

Parece óbvio, mas é realmente o melhor conselho. E, sim, estamos falando de protetor solar de gente (mas se encontrar para gatos, melhor ainda). Observe se o protetor tem efeito contra raios UVA e UVB e olhe o fator de proteção, 15 ou 30 FPS já é suficiente. Como o gato provavelmente vai lamber o produto, atente para a composição. Um bom lugar para começar a procurar é na prateleira de produtos para bebê ou hipoalergênicos, mas cuidado: não use nunca nada aromatizado nem colorido no seu gato!

Observe também se o protetor não tem salicilatos nos ingredientes (vem escrito em inglês: Salicylate, o mais comum é o Octyl Salicylate) e nem óxido de zinco (Zinc Oxide), os dois são altamente nocivos – leia o rótulo! Depois de escolhido o produto, passe diariamente nas pontinhas das orelhas e nariz do seu gato; se ele fica muito em janelas ou já teve problemas de pele, passe mais de uma vez por dia. É interessante distraí-lo enquanto o protetor seca na pele, para ele ficar menos incomodado e lamber menos.

E atenção: todos os gatos de pele clara devem passar protetor solar! Mesmo que fiquem só dentro de casa e mesmo que esteja nublado! Pense como um carinho extra para seu pequeno.

Limitar a o acesso à rua

Total ou parcialmente. Além de ser cheia de perigos, a rua é cheia de… sol! Adote mais um gato se tiver só um, enriqueça o ambiente dentro de casa com prateleiras, túneis, caixas de papelão, arranhadores , quebra-cabeças e brinque com os peludos todo dia, eles não vão nem sentir falta da rua e vão estar protegidos. Não se esqueça de colocar telas nas janelas (sim, até no vitrô do banheiro!).

Colocar proteção anti-UV nas janelas

Essa é uma opção um pouco mais cara, mas os miaus curtem um solzinho e ter um vidro que impede as passagens dos raios nocivos é uma boa pedida. A proteção anti-UV já pode vir no vidro ou ser colocada depois, é só uma película como insulfilm de carro, mas transparente. Assim o calorzinho e a luz passam, mas o perigo fica de fora. Só não adianta colocar a proteção e deixar o vidro aberto nos horários de sol!

Cuidado com horários de pico

Mesmo com protetor solar, os horários de sol forte devem ser evitados. Dá dó acordar o miau daquele soninho gostoso no sol, mas é para o bem dele. Os horários de pico podem variar dependendo da região, mas basicamente é entre as 10h e 16h.

E se o pior acontecer?

Orelha vermelha, nariz descascando, pelos caindo? Veterinário imediatamente! Cuidar da queimadura é uma parte importante para prevenir problemas mais graves. Caso o pior dos piores aconteça e o miau for diagnosticado com câncer, encontre um excelente veterinário oncologista para amputar as orelhinhas ou tratar do nariz e fazer a quimioterapia. Assim como existem maus médicos existem péssimos veterinários e nessas horas a vida do gato vale mais do que dinheiro!

Não demore pra começar o tratamento pois o câncer é uma praga que espalha super rápido. Mas mantenha sempre a calma, seu gatinho sente seu nervoso e com tratamento adequado ele tem grandes chances de sair dessa – provavelmente só vai ficar sem as orelhinhas, considere um charme extra!

 Foto: Barbara Azul