A surpreendente origem do silvo de alerta do gato

30/06/2016=^.^=

gato-bravo-silvo-chiado-sibilar-barulho-som

Quando encontra uma ameaça, o gato arqueia as costas, eriça o pelo, cola as orelhas para trás, mostra os dentes, repuxa os lábios e solta um silvo alto, “ssschiiii”.

Tudo nessa posição tem um porquê: as costas arqueadas e o pelo eriçado são para parecer maior, as orelhas para trás é para protege-las, os dentes é para ameaçar e o silvo/sibilar/sopro é para assustar. Mas o surpreendente mesmo é de onde vem esse som e o motivo de ele ser tão assustador: o silvo do gato é uma imitação do som de ameaça das cobras.

A natureza é cheia de mimetismos: bichos que parecem folhas ou galhos, asas que parecem olhos, peixes que parecem algas, cores e marcas que parecem outra espécie, sons que parecem de outros animais. A ilusão é uma poderosa arma de defesa.

Quando um gato mia bravo ou rosna, ele está contando que é um gato – e um animal grande e perigoso dificilmente ficará com medo. Porém, a maioria dos animais que são ameaça para um gato tem medo de cobras e vai pensar duas vezes antes de atacar alguma coisa que está silvando um “ssschiii” reptiliano para ele.

Caso nunca tenha ouvido uma cobra ameaçando alguém ou esteja duvidando da engenhosidade dos gatos, confira o vídeo abaixo (o homem está pegando a cobra para soltá-la longe da estrada e protege-la):

E se quiser comparar com um gato, você pode ver esse vídeo aqui:

Mais uma surpreendente maravilha do reino animal, não é?

 

Foto: Tomi Tapio K