Catios: a nova tendência pela segurança e bem-estar dos gatinhos

27/03/2018=^.^=

Por causa dos inúmeros perigos na rua, cada vez mais famílias optam por manter seus gatinhos “indoor”, dentro de casa. Muitos se esquecem, porém, que os gatos precisam de enriquecimento ambiental e de algum contato com a natureza para se manterem saudáveis física e mentalmente.

Assim, para resolver o dilema segurança x ambiente externo, vem crescendo nos EUA uma nova tendência: os catios, uma junção das palavras cat + patio, ou seja, um “pátio de gatos”. Os catios são ambientes telados em jardins ou janelas, aos quais o gato tem livre acesso para tomar sol, farejar e observar o mundo externo sem correr riscos de atropelamento, brigas, doenças ou maldades humanas.

Os catios podem englobar vários tipos de enriquecimento ambiental, como rampas, túneis, prateleiras, arranhadores, tocas, caminhas, fonte de água, pequenas árvores, tv de gato e um jardim sensorial. Para quem vive em casa, o catio pode ser construído no quintal, com uma base de cimento ou tela enterrada pelo menos 30 cm abaixo da terra para evitar fugas. Em apartamentos, o catio pode ser montado na sacada ou em forma de mirante nas janelas e buracos (não usados) de ar condicionado.

Catios são tão perfeitos para o bem-estar dos gatinhos que nos Estados Unidos já existem até empresas especializadas no design desses ambientes. Uma delas, a Catio Spaces, tem diversas dicas gratuitas (peça aqui, em inglês) e comercializa projetos bem detalhadinhos em PDF para quem quiser fazer o próprio catio! Como o slogan deles diz, a vida é boa em um catio.

Mirante de janela da Catio Spaces.
O catio é também um ótimo lugar para você relaxar junto com o peludo. Foto: Catio Spaces.
Comedouros e bebedouros para pássaros são ótimas TVs de gato. Foto: Catio Spaces.
Veja mais projetos da Catio Spaces no site deles, aqui.
Catio japonês do designer Mario Arbore da Square Paws. Veja no site oficial mais fotos e vídeos.
Designs dos sonhos da Purrfect Catio.
Casa na árvore do The Cat Carpenter.
Outro design do The Cat Carpenter.
Catio aproveitando uma janela, do The Cat Carpenter.
Claro que você também pode transformar o quintal todo em um catio. Foto: The Catio King.
Catios também protegem passarinhos e insetos das garras do miau. Foto: The Cat Solarium.
E lembre-se do protetor solar para os gatos brancos (leia aqui)! Foto: The Cat Solarium.