10 dicas de limpeza para quem tem gatos

23/09/2018=^.^=

Gatos amam um cantinho limpo, afinal, passam boa parte do tempo se limpando. Além disso, um ambiente higienizado é essencial para a saúde deles. Então seguem algumas dicas para ter a casa limpinha do jeito que você, e o gato, gostam!

Produtos: Antes de mais nada, atente para a segurança do seu gato e os produtos que você usa. Não deixe ele deitar no chão onde você acabou de passar desinfetante e evite lavar as cobertas e caminhas deles com produtos muito fortes ou com aroma — quanto mais neutro, melhor para eles. Lembre-se também de manter os produtos de limpeza em locais que o gato não tem acesso.

Xixi: Para limpar urina de gato, os melhores aliados são vinagre branco e produtos enzimáticos (vendidos em pet shops). Qualquer outro produto só mascara o cheiro para você, mas não para o gato — o que pode levá-lo a urinar mais vezes nesse mesmo lugar.

Tapete para caixa de areia: Para evitar grãos de areia pela casa, uma ótima solução é colocar um tapete na caixinha, que servirá para reter os grãos que caem para fora ou grudam nas patas. Existem tapetes específicos para este fim nas pet shops, mas um capacho de borracha costuma ser mais que eficiente.

Farinha de mandioca: A farinha de mandioca ajuda a absorver a umidade e reduzir o cheiro da caixinha de areia. Você pode misturar um pouco à areia que o gato já está acostumado ou substituí-la completamente (aos poucos, para o miau não estranhar). Leia mais sobre isso aqui.

Produtos à base de amônia: São ótimos para eliminar microrganismos nocivos, principalmente se você faz lar temporário para animais resgatados ou se seu peludo pegou algum parasita ou infecção recentemente. O único porém é que esses produtos são extremamente tóxicos e podem até matar seu gato caso as instruções da embalagem não sejam seguidas à risca — eles devem ser diluídos em centenas de partes para um.

Aspirador de pó: O grande aliado contra pelos, mas também contra… pulgas! Se você tem problemas frequentes com essas danadinhas, precisa de um aspirador com no mínimo 1000 W. Essa é a potência necessária para remover os ovos e lavas de pulga do ambiente, que correspondem a 99% da infestação (apenas 1% das pulgas fica de fato no animal).

Jogo americano para os pratinhos: São especialmente úteis para gatos mais afobados que derrubam comida para fora. Além de manter o chão limpo, um jogo americano também evita que o gato coma ração ou sachê que caiu no chão, o que é melhor para a saúde dele desde que o jogo americano seja lavado com frequência.

Pratinhos de louça: Os pratinhos e comedouros de plástico juntam muito mais bactéria por serem porosos (veja aqui) e podem até causar uma condição chamada acne felina (leia aqui). O ideal é que sejam de porcelana, cerâmica, aço inoxidável, e a melhor forma de higienizá-los é com água bem quente, todos os dias. Assim, evita-se o uso de detergente que pode ser nocivo e cujo cheiro incomoda muito alguns gatos.

Castração: Dentre os inúmeros benefícios da castração está evitar que o gato borrife xixi para marcar território nas suas coisas. Ah, e gatas fêmeas também borrifam! Quanto mais cedo for realizada a castração, maiores as chances de o gato não adquirir esse hábito.

Mantenha seu gato saudável: Como nós, gatos gostam de ficar sempre limpos e se seu gato está sujo, cheirando mal ou não se banha frequentemente, ele provavelmente está doente e precisa de uma visita ao veterinário. Aqui entram também doenças psicológicas, que podem ser causadas inclusive por excesso de gatos na casa (um stress imenso para eles), por isso é importante oferecer um ambiente adequado para o peludo.

E os pelos pela casa? Bem, este é um dos maiores desafios, por isso tem um post inteiro sobre isso, clique aqui para ler.

 

Fotos: Rosana Prada, Aaron Jacobs e Ewan Bellamy.