Os benefícios de elevar o comedouro do seu gato

27/09/2018=^.^=

Por ser uma ideia ainda pouco difundida, à primeira vista ela pode parecer algo estranho, frescura ou jogada de marketing. Porém, quanto mais se pesquisa e aprende sobre nossos amigos peludos, mais evidente fica que o ideal para a saúde e bem-estar deles são os comedouros e bebedouros elevados.

E não é sequer necessário ser um expert em anatomia felina para entender o porquê. É só fazer um experimento rápido: deite com a barriga no chão e tente comer ou beber alguma coisa. Desagradável, não é? Pois é assim que a maioria dos gatos fica quando come de um pratinho no chão: abaixados, o que comprime o estômago deles e causa tanto desconforto para eles quanto para você. Além disso, a posição abaixada pode ser ruim para as articulações e a coluna, principalmente para animais velhinhos ou obesos.

Outra opção é o gato comer em pé. Então, agora, experimente comer ou beber com a cabeça mais baixa do que a barriga. Se você não engasgar, também vai achar bem desagradável. Pois quando o gato come em pé de um pratinho no chão, o esôfago dele (o “tubo” por onde a comida passa depois de ser engolida) fica abaixo do estômago. E, além de causar desconforto, isso pode aumentar a incidência de vômitos e refluxo.

Sendo assim, elevar o comedouro só traz benefícios! O ideal é um comedouro na altura do início do peito do gato, ou altura do cotovelo, do qual ele possa comer em pé sem abaixar demais a cabeça ou sentado, melhorando (e muito!) o conforto na hora das refeições e proporcionando uma melhor digestão. Assim, o gato poderá ter boa saúde e é possível prevenir alguns problemas futuros.

Isso é especialmente importante para animais idosos, doentes, pacientes renais, com refluxo, com tendência a vômitos, com megaesôfago, artrite e artrose, problemas na coluna… Enfim, todo gato que por algum motivo tem maior dificuldade para se alimentar, se abaixar ou que apresente perda de apetite. E, de fato, muitos desses gatos melhoram o apetite só por terem um pratinho elevado!

E levantar o comedouro do gato não envolve investimento nenhum: é só colocar embaixo do comedouro, aquele que o gato já tem, um bloquinho de madeira, uma caixa, um potinho de cozinha, uma vasilha, qualquer coisa que dê a altura certa. Não custa nada para você e o gato sai ganhando.

É claro que existem também as opções mais elegantes, vendidas em pet shop. Dessas, as melhores são com suporte de acrílico ou porcelana, que são materiais fáceis de lavar e não emboloram nem acumulam sujeira (no nosso cat shop tem opções bem fofas, inclusive o da foto do post, que tal conferir clicando aqui?). Lembre-se que o comedouro também deve ser de porcelana (veja aqui o porquê).

E os bebedouros? Pelo mesmo motivo, é importante que o bebedouro também seja elevado. Por sorte, a maioria dos bebedouros e fontes à venda no mercado já têm a altura certa, mas é sempre bom conferir se o do seu gato está batendo mais ou menos na altura do peito/cotovelo.