Como ensinar seu cachorro a aproveitar o passeio sem puxar

como fazer cachorro andar do lado no passeio

PosteÁrvoreOutroPostePortãoCachorroAuuuuuuu.

É isso o que parece se passar pela cabeça do seu cachorro no passeio? Bom, provavelmente é mesmo o que ele está pensando. A rua é cheia de cheiros, coisas novas, outros bichos e tudo isso é muito, mas muito legal mesmo para o seu cachorro. E ele quer ver, cheirar e sentir simplesmente tudo. Tudo!

Então ele te puxa. É claro. É a mesma coisa que levar uma criança de coleira numa loja de brinquedos. Não dá certo. A criança vai ficar puxando ansiosamente, e acabar nem aproveitando a situação. MAS também não dá certo deixar o cachorro solto, já que a rua, diferente da loja de brinquedos, é cheia de carros e perigos.

Então a maioria das pessoas escolhe entre três opções não muito legais: andar assim mesmo (ninguém aproveita), usar um enforcador (credo!) ou não passear (ainain). Mas ensinar o cachorro a andar do seu lado é muito simples! É só você mostrar para ele que com puxão na guia, não tem passeio.

E o melhor jeito de fazer isso é mudar a direção da caminhada toda vez que ele puxa. Se ele puxa para frente, você vira e vai para trás. Desde que sai do portão de casa: deixe a guia longa (atenção com a segurança), se o cachorro quiser ir para a esquerda, ignore-o e vá para a direita. Ele vai disparar para a esquerda e quando acabar a guia vai tomar um puxão e ver que você está de costas indo para o outro lado.

Fique com os olhos nele e mantenha guia longa, quando perceber que ele está se apressando para puxar ou passando na sua frente, mude a direção do passeio de novo. Pode ser que no começo que você acabe andando em zigue-zague ou nem saia da sua rua, mas é exatamente isso o que o cachorro precisa entender – se ele puxa, a coisa não funciona.

Percebeu a lógica? Em vez de criar um cabo de guerra, que só faz ele puxar mais, você vai mostrar que ele tem que te seguir. Mas atenção: para a coisa dar certo, como todo treinamento, precisa existir um reforço positivo. Isso quer dizer que toda vez que estiver fazendo a coisa certa (andando do seu lado) o cachorro precisa ganhar alguma coisa, seja um animado “parabéns, bom menino” ou mesmo um petisco.

Desse jeito ele não só vai ter receio de puxar, como vai gostar e ficar contente de estar do seu lado. Assim ele aproveita o passeio, você não fica com a mão vermelha e todo mundo sai ganhando!

(E agora não tem mais desculpa para não levar ele para passear!)

 

Foto:  smerikal

Comentários desativados.