Como os cães vêem?

comparacaovccachorro

Os veterinários costumavam achar que os cachorros só viam preto e branco, mas estudos recentes mostram que na verdade eles enxergam cores – mas não tanto quanto os humanos. Na verdade, eles têm apenas 20% das células fotorreceptoras – a parte do olho que controla a percepção de cor – que nós temos.

Como não podemos pedir para um cachorro dizer o que está vendo, análises comportamentais sugerem que eles enxergam amarelo e azul, mas não vêem todas as cores entre o verde e o vermelho. Em outras palavras, os cachorros vêm basicamente amarelo, azul e cinza.

Um fato intrigante é que grande parte dos brinquedinhos para cachorro é vermelho, rosa ou laranja. O problema, é claro, é que os cães não conseguem enxergar o vermelho e o brinquedinho se torna, para eles, um marrom bem escuro ou preto. Então, se seu cachorro passar correndo pelo brinquedo que você jogou, pode ser que ele não seja teimoso – ele provavelmente só não conseguiu distinguir o brinquedo da grama.

A acuidade visual dos cães também é menos desenvolvida do que a nossa. Alguns especialistas acreditam que os cachorro têm de 20-40% da acuidade visual que nós temos. Isso significa que um objeto claramente visível para uma pessoa pode ser totalmente borrado para um cachorro.

Os caninos, entretanto, conseguem enxergar muito melhor no escuro e perceber movimentos muito mais facilmente do que nós – o que lhes foi muito útil na época em que eram selvagens, pois faziam caçadas noturnas e precisam ver presas camufladas.

É assim que seu cachorro vê os brinquedinhos dele.

É assim que seu cachorro vê os brinquedinhos dele.

E assim que você veria ele se fosse cachorro.

E assim que você veria ele se fosse cachorro. Foto: SurreyDweller

Fonte: Pedigree.com  Foto dos balões: Pierluigi (Piero) C.

Comentários desativados.