É possível: troca de dentes sem mordida e destruição

filhotinho morder movel

Chegou um filhote novo na casa. Seja adotado, seja resgatado, seja só um lar temporário até ele ir para uma família definitiva. Qualquer filhote vai ter as mesmas necessidades: água, muita comida, cobertas, caminha, brinquedinhos, carinho, atenção e… mordedores.

É difícil ver um berço de bebê humano sem mordedores, mas é muito comum ver filhotes sem nem um ossinho de borracha. O que não faz sentido nenhum, pois todos os bebês que trocam de dentes vão sentir um incômodo e precisar roer coisas. Todos. E quando não têm objetos adequados a morder, eles partem para o pé dos móveis, sapatos, a caminha nova, a sua almofada…

O brinquedinho ideal precisa ser razoavelmente duro, mas sem possibilidade de se partir em pedacinhos que possam ser engolidos ou fazer o pequeno engasgar. Ossinhos de corda ou de borracha resistente são ótimos, e existem várias opções específicas para filhotes. Tenha vários formatos e materiais diferentes, todo cachorro vai ter um preferido. Os ossos brancos de courinho também ajudam, mas não deixe o bebê com ossinhos sem supervisão porque ele pode engasgar.

Incentive-o a brincar com os brinquedinhos brincando você também! Faça aquilo parecer a coisa mais legal do mundo, agregue valor. Quando ele se interessar, mexa bastante o brinquedo, jogue de um lado para o outro e deixe ele fazer o mesmo. Sempre faça festa quando ele traz o brinquedo ou está brincando.

Para ajudar ainda mais no alívio da gengiva, você pode dar coisas geladas para o filhote, como legumes (cenoura, abóbora) ou petiscos congelados. Congelar o brinquedinho também funciona, mas preste atenção caso ele leve para a caminha – ela não pode ficar úmida nem gelada de jeito nenhum.

filhote roer destruicao

E os móveis e sapatos?

Evite deixar a tentação ao alcance do bebê, ele ainda não entende que é errado morder suas coisas, então esconda-as quando não estiver por perto. Use sprays amargos nos objetos mais atacados e pés de móveis. Esses sprays vendem em pet shop e são inofensivos para o cão.

Se preferir, você pode fazer em casa usando frutas cítricas: jogue cascas de limão ou laranja em água fervente e espere esfriar para colocar no borrifador. Vinagre de maçã também é amargo, e tem um cheiro forte o suficiente para o pequeno passar longe. Mas evite usar pimenta e sprays com pimenta, já que pode irritar os olhos do filhote.

Se mesmo assim ele começar a morder alguma coisa na sua frente, NÃO grite com ele – isso pode ensiná-lo a morder escondido. O certo é dar uma bronca sem ele saber que foi você. Finja que não está vendo e jogue alguma coisa perto dele para assustá-lo. Pode ser um molho de chaves, uma lata de moedas ou, sempre sem olhar para ele, borrife um pouco de água.

Com o treinamento adequado e alternativas para morder, a troca de dentes pode ser superada sem muitos problemas. Os dentinhos de leite nascem entre três e oito semanas de idade e os 42 dentes permanentes, entre três e sete meses. Lembre-se que esses dentes vão acompanhar o cachorro por toda vida, e precisam de cuidados assim como os nossos. Acostume-o à escovação desde bebê e tenha sempre biscoitos e brinquedos anti-tártaro por perto.

 

Fotos: Christopher Bowley e Julie Falk

Comentários desativados.