Mantenha os dentes e a gengiva do seu cachorro naturalmente saudáveis

BaretPor Dra. Loridawn Gordon

Muitas pessoas não percebem que o mau-hálito vindo da boca de seus cães não é normal. Na verdade, pode até ser um sinal de problemas dentários. Manter a saúde bucal do seu cachorro é extremamente importante para a saúde dele no geral, especialmente porque infecções na boca podem se espalhar para outros sistemas e levar a condições mais graves.

Existem várias maneiras naturais de manter a boca do seu amigo saudável. A chave, porém, é seguir esses passos diariamente, da mesma forma como você escova seus próprios dentes diariamente.

 

A dieta certa

A nutrição é a chave para manter seu cachorro saudável, inclusive seus dentes e gengivas. Dietas cruas tendem a ser melhor, pois permitem os movimentos de rasgas e mastigar que o animal faria na natureza para tirar a carne dos ossos, e isso estimula a gengiva e limpa os dentes.

Dar ossos crus também é uma maneira ótima de limpar os dentes, além de fornecer cálcio naturalmente. Nunca cozinhe ossos porque isso deixa eles moles e causará sérios problemas digestivos. Atenha-se a pescoço de galinha para os cães pequenos, e ossos maiores para cães grandes.

Nota do Gatinho: Se você, como a gente, é vegan (ou vegetariano) e sua geladeira nunca vai ver um pescoço de galinha, pode pedir ossos direto no açougue e, com sorte, consegue filar alguma coisa para seu amicão. Seus parentes ou vizinhos que comem carne também podem dar uma força, já que jogariam os ossos fora (e assim você poupa a si mesmo de entrar num açougue). Senão, sobra para a pet shop. Mas fique atento, muitos ossos próprios para cachorro são cheios de corante e aromatizantes. Escolha ossos e cartilagens o mais naturais possível, sem nada de cores artificiais (e para você se sentir menos mal, a maioria deles é feita com sobras da indústria da carne, então comprá-los não vai matar ninguém).

A ração seca sozinha não vai manter os dentes do seu cachorro limpos, e os carboidratos presentes nela podem fazer mais mal do que bem. Apesar de algumas pessoas pensarem que a abrasividade da ração ajuda a limpar a boca, isso não passa de um mito.

 

Escovação diária

A escovação é outro componente-chave para manter a saúde bucal do seu cachorro. Você pode comprar uma pasta de dentes enzimática feita especialmente para cães. Elas são ótimas porque as enzimas vão quebrar a placa sem necessidade de esfregar com a escova.

Para fazer seu amigo se acostumar a ter os dentes escovados, comece cedo, vá com calma e seja paciente. Um pouquinho todo dia vai fazê-lo se acostumar, especialmente se você usar seu dedo ou uma escova apropriada. Você pode até usar um pedaço de gaze ou pano, mas que tenham uma textura abrasiva, caso o pet não aceite a escova.

 

Suplementos naturais

Suplementos naturais podem ajudar a boca do seu pet a se manter saudável. Por exemplo, aplique calêndula (um remédio homeopático) nas gengivas para evitar doenças. Vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e fortalecer os ligamentos e tecidos conectores da gengiva, que mantêm os dentes no lugar. A coenzima Q10 (ou CoQ10) é ótima para reduzir inflamação e retração das gengivas.

 

Check-ups regulares 

Não importa o quanto você regula a saúde bucal do seu cachorro em casa, é sempre recomendado levá-lo ao veterinário para um exame completo da boca. O vet também pode fazer uma limpeza completa para eliminar placas e tártaro que você não conseguir tirar nem prevenir.

 

Fonte: Modern Dog Magazine

Foto: Andrzej Pobiedziski

Comentários desativados.