O que seu cachorro quer dizer quando coloca as patas em você?

paw

O toque peludinho de um cachorro é confortador. Quando ele põe as patinhas em você, pode parecer que ele está sendo afetivo. Mas se ele tem o hábito de colocar ambas as patas no seu colo quando você o está agradando, pode ser que ele esteja mostrando dominância.

 

As duas patas em você

Se você está agradando seu cachorro e de repente percebe que as patas dele estão no seu colo, pode achar bonitinho e não dar muita importância. Mas, no mundo de hierarquias caninas, é uma questão de honra para o líder ter plena liberdade de espaço. Então, quando seu cachorro está empurrando o corpo ou a pata contra você, pode ser que ele pense que está no comando da situação.

 

Outros sinais de dominância

Os comportamentos diários de seu cachorro podem ser úteis para determinar o que ele quer dizer quando põe as patas em você. Sinais de dominância incluem montas, rosnados, desobediência, pular em cima dos móveis e atitudes possessivas em relação a brinquedinhos, comida e outros pertences. Já que a dominância pode levar alguns cães à agressividade, pode ser interessante consultar um profissional de comportamento.

 

Comportamentos opostos

Se seu cachorro acredita que você está no controle da história, você pode notar que ele te trata como alfa – com respeito e obediência às regras e comandos. Outras formas de ele mostrar isso é lambendo o rosto de seu líder, mostrar a barriga e, em algumas situações (tipo uma bronca), evitar contato visual e manter o corpo baixo. As chances de um cachorro extremamente submisso colocar as duas patas em você são bem baixas.

 

Uma pata só

Em filhotes e cães mais agitados, uma patadinha pode ser um convite amigável para brincar. Cutucar os irmãozinhos com uma pata só para chamar para a brincadeira é uma atitude muito comum entre filhotes, seguida por pulinhos, correrias, pega-pega e outras atividades. Em alguns cães, o comportamento se mantém até a idade adulta, principalmente se o filhote foi separado muito cedo da mãe. Outro motivo para seu cão colocar uma pata em você pode ser curiosidade, quando você coloca uma roupa de textura diferente por exemplo.

 

Fonte: Daily Puppy, Foto: Kevin Bond

1 Comentário

  • Pelo texto minha cadela tem um comportamento contraditório. Ela é muito submissa, demais até, mas quando está no colo ou sentada ao meu lado fica o tempo todo colocando a pata em meu rosto. Não arranha, mas põe a pata. Se perde a minha atenção, aí ela cutuca com a pata, mas não deixa de tentar tocar a mim ou a qualquer pessoa com quem estiver. Sempre na face.