Os cachorros também sofrem quando nós sofremos

cachorro empatia

É óbvio que os animais têm sentimentos, ninguém racional duvida disso. Mas agora até a ciência está provando além: eles sentem empatia. Um estudo da Abel Salazar Biomedical Sciences Institute publicado pela Biology Letters mostrou que cachorros podem captar a emoção dos humanos ao seu redor e se contagiar por elas.

As autoras do estudo Karine Silva e Liliana Sousa escreveram que os cães se mostram tristes perto de pessoas tristes, mas não estão apenas imitando-as – e sim mostrando compreensão e preocupação. “Além disso, já foi reconhecido que mesmo cães não treinados podem ser sensíveis a situações de emergência humana e agir de acordo para buscar ajuda, o que, se for verdade, sugere uma perspectiva de empatia.”

Em algumas demonstrações para a pesquisa, pessoas fingiram ter um ataque cardíaco ou sofrer um acidente, mas seus cachorros não reagiram como esperado: eles perceberam que não era uma emergência real e só ficaram intrigados. Isso acontece porque eles provavelmente detectam nossos sinais biológicos, como cheiros que exalamos e sons, que no estudo não indicavam nenhum stress.

Em outra linha de estudo, entretanto, foram analisados cães de terapia que ajudam pessoas a superar depressão, stress pós-traumático e outros problemas. Esses cachorros se mostraram totalmente afetados psicologicamente pelo trabalho, sendo que as pesquisadoras apontam que eles precisam sempre de “massagem e atividades para diminuir o stress após sessões com os pacientes”.

As autoras do estudo usam três argumentos-chave para provar que os cães sentem empatia:

  1. Os cães são descendentes de lobos, que são animais que vivem em sociedade e se engajam em atividades de cooperação, portanto acredita-se que tenham habilidade de sentir empatia.
  2. Ao logo do processo de domesticação, os cães podem ter desenvolvido mudanças biológicas para sincronizar sua capacidade herdada dos lobos de empatia com sentimentos humanos.
  3. A diversificação de raças e seleção forçada da inteligência canina pode ter aumentado essa capacidade.

Por fim, como elas mesmas reconhecem, esse estudo pode ser útil não só para compreender melhor o universo canino, mas também pode afetar a “educação humana e a sociedade como um todo”.

 

Com informações do Discovery News. Foto: MTSOfan

Comentários desativados.