Para que serve o nariz do seu cachorro?

nariz

“Cheirar coisas, é claro!”

É isso o que você estava pensando, não? E tem razão. O nariz do seu cachorro serve para cheirar, mas não da mesma forma primitiva que o nosso, e não é só essa a utilidade dele. Para começar, o que você já deve ter ouvido falar, os cachorros têm um olfato 25 vezes melhor do que o nosso. Isso porque nós humanos temos 5 milhões de células que captam odor no nariz. Parece muito, não? Mas não é nada comparado às 125 milhões do seu cachorro!

Além disso, o nariz do seu cachorro está sempre molhado. Ele tem glândulas que liberam fluidos para mantê-lo úmido, e mesmo assim depois de algum tempo no sol o seu cachorro vai lamber o nariz. Isso faz dele um farejador ainda mais potente. Âhn? O que que tem a ver o nariz úmido com o olfato? Tudo a ver! Sabe “cheiro de dia de chuva”, ou “cheiro de grama molhada” ou ainda o clássico “cheiro de cachorro molhado”? Então! É mais fácil captar odores quando as coisas estão úmidas do que quando estão secas, e a super anatomia de farejador do seu cachorro sabe disso.

Manter o focinho molhado também é uma boa forma de ajudar a resfriar o corpo, já que os cachorros não suam (não, nem pela língua – ele troca calor pela respiração, não suor). Uma das indicações de que seu cachorro está com febre é ter o focinho quente e seco. Não que sempre que ele estiver de nariz seco você precise correr para o vet, mas é bom fazer um check up se o focinho ficar mais seco do que o normal para aquele clima por vários dias.

Outra função para o nariz do seu cachorro é identificação – ele serve como impressão digital! Cada impressão de focinho é única e muitas pessoas já usam impressões de focinho para manter um registro do cachorro, já que ela não pode ser manipulada como pode um microchip ou uma foto e um pedigree. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, é comum tirar a impressão de focinho do cachorro para fazer qualquer tipo de seguro ou plano de saúde para ele!

Já reparou que o focinho de alguns cachorros muda de cor? Tem vários motivos para isso, mas o mais comum é queimadura solar. Então, se você tem um cachorro de cor clara que passa muito tempo no sol, é importante passar protetor solar no nariz dele para evitar que ele desenvolva câncer de pele! Outros motivos para a mudança de cor do focinho são mudança de temperatura – da mesma forma como pessoas muito claras tendem a ficar com o nariz vermelho no frio – e intoxicação – uma ração ruim, alergia ou até mesmo reação ao plástico da vasilha (nesse caso, troque por uma de porcelana, vidro ou aço inoxidável).

Por fim, todos os cachorros espirram uma vez ou outra, e isso não é motivo de preocupação: é só a forma como ele assua o nariz e limpa os canais para sentir cheiros novos. Como a visão deles é bem menos nítida do que a nossa, o olfato se torna um órgão sensorial super importante que precisa estar sempre afiado. É muito mais provável que quando você está a alguma distância seu cachorro te identifique pelo cheiro do que pela visão. Por isso muitos cães jovens que ficam cegos conseguem se locomover relativamente bem, eles usam o nariz! Já com os cães idosos, a coisa complica um pouco, porque assim como perdem a visão e a audição eles perdem a sensibilidade do olfato, e a família precisa dar uma atenção extra ao vovozinho.

Aposto que depois dessa você vai olhar de um jeito diferente para o nariz do seu amigão!

Foto:  Malingering

Comentários desativados.