Por que os cachorros nos lambem?

rebeccaandbocrop

Quando perguntamos “Por que os cachorros nos lambem?”, temos que lembrar que eles são praticamente lambidos para a vida. Uma das primeiras coisas que o cachorrinho recém-nascido sente é a língua carinhosa de sua mãe. As mamães cachorras usam a língua para limpar as veias respiratórias do bebê, encorajando-o a inspirar o ar e fazer funcionar seus pequenos pulmõezinhos.

Com um começo assim, é natural que a língua seja um dos instrumentos primários que o cachorro usa para interagir com o meio. Então, já deve-se esperar que a língua, e suas lambidas, sejam parte da interação dos cães com as pessoas. Os cachorros lambem as pessoas por algumas razões que podemos perceber, e por inúmeras outras que possivelmente nunca entenderemos. Abaixo seguem seis razões:

 

  1. Comunicação

A lambida é uma forma de comunicação entre os cães. Eles lambem uns aos outros em matilhas quando estão na natureza, ou em ambientes que vivem mais de dois cães, ou mesmo lambem seus humanos quando não têm cães em volta. Os cachorros lambem as pessoas como uma forma de comunicação, mas nem sempre querem dizer a mesma coisa com uma lambida. Pode ser que queiram apenas cumprimentar quem chegou da escola ou do trabalho, como se dissessem “Olá”, “Estou feliz que você chegou” ou “Olha o furo novo que eu mastiguei no sofá!”.

Quando estão em volta de outros cães ou pessoas, os cachorros lambem para mostrar respeito e submissão. Eles lambem as pessoas para mostrar reconhecimento da estrutura social. Algumas lambidas pode ser a forma de o cachorro se ajoelhar para quem ele vê como superior. Mas se você for um pouco parecido comigo, entretanto, uma lambida pode significar que seu cachorro só está mostrando que quem manda é ele.

 

  1. É hora de comer

Quando os cães chegam àquela idade difícil em que estão desmamando mas ainda não sabem comer ração, eles lambem a boca de suas mães. É para mostrar a ela que eles gostariam de comer. Nesse ponto, eles não são muito diferentes de passarinhos bebês. Na natureza, a mãe precisa deixar os bebês na toca para ir buscar comida. Quando os cachorrinhos lambem sua boca, ele regurgita o que comeu e oferece a eles. Então, quando os cães lambem as pessoas perto da boca, pode ser que estejam pedindo comida.

lieb

  1. Explorar

Como foi dito acima, os cães usam a língua para conhecer o ambiente. É só mais uma maneira de explorar o mundo – ou pessoas novas. Assim como são fantásticos para a gente, somos misteriosos para eles também. Todos nós já conhecemos um cachorro pela primeira vez, estendemos a mão para ele cheirar e ganhamos uma lambida em troca. Mesmo que tenha seu cachorro por anos, você pode ter tocado alguma coisa nova – seja algo visível ou microscópico – que atiça a curiosidade dele.

 

  1. Atenção

Qualquer pessoa que seja lambida por um cão pela primeira vez vai achar a experiência surpreendente, curiosa ou divertida. Se um cachorro descobre que o ato de lamber as pessoas é agradável para elas, e lhes rende uma coceira atrás da orelha ou um afago na cabeça, eles podem associar os dois. Se você está na frente da TV assistindo Game of Thrones, uma das coisas que você não está fazendo é brincar com seu cachorro – e ele pode vir te lamber para te lembrar disso.

 

  1. Lamber feridas

No mundo antigo, os estudiosos e curandeiros já percebiam que os cachorros lambiam suas próprias feridas assim como as das pessoas. Tanto machucados expostos quanto sob a pele, chamam a atenção dos cães. Desde as antigas civilizações do Egito, Grécia e Roma até a Idade Média, os cães não só eram encorajados a lamber feridas, mas eram até treinados para fazer isso. Felizmente, hoje em dia temos outras formas mais eficazes para cicatrizar machucados, mas mesmo assim até um arranhão pequeno na sua perna vai chamar a atenção do seu cachorro.

melissaanddogs

  1. Mostrar afeição

Essa é relativamente fácil – mas os lambeijos caninos, em um contexto de afeição, podem mostrar mais do que o amor que eles sentem por nós. Os cães lambem as pessoas durante qualquer momento de conexão e interação para mostrar que estão gostando disso. Minha cachorra usava sua língua principalmente para comer e se pentear. Nas raras ocasiões em que lambeu meu braço ou minha mão, pareceu ser para demonstrar satisfação. Sempre que afagava sua cabeça ou pescoço, elas aceitava o toque por alguns momentos até que erguia a patinha da frente. Descobri que ela queria mostrar que preferia um agradinho no peito e na barriga – e sei disso porque, por alguns segundos enquanto lhe agradava no lugar preferido, ela lambia meu braço. Eram momentos preciosos.

 

Por Melvin Pena – Fonte: Dogster

Foto: Jacky W., Ralf Bitzer , FreeParking

1 Comentário