Seu cachorro faz xixi pela casa?

dog guilty

No pé do sofá, da mesa, da geladeira, na porta do quarto, na sapateira. Ele não poupa nada, não é? O problema é bem chato (principalmente quando vêm visitas) mas não precisa deixar seu amigão preso por isso! Com um pouco de paciência e um treinamento inteligente é fácil ensiná-lo a fazer xixi só no lugar certo.

Só certifique-se, antes de começar o treinamento, que seu cachorro não está doente. Se ele não está erguendo a patinha, demora para fazer, ou começou o xixi fora do lugar de repente, pode estar com problemas graves no rim ou sentindo dores. Leve-o para uma consulta em um veterinário de confiança.

Outra coisa super importante, que se você não fez ainda deveria, é castrar seu cachorro. A castração evita várias doenças, reduz o risco de desenvolver câncer, diminui problemas de agressividade e dependendo da idade do cão pode ser suficiente para fazer o xixi fora do lugar parar completamente!

Agora… o treinamento. A primeira coisa a fazer, e isso é muito muito importante, é parar de esfregar o focinho dele no xixi! Sério, pára. Não adianta dar bronca no cachorro por uma coisa que ele fez há um tempão, o máximo que vai acontecer é ele entender que xixi = bronca, e ele pode acabar se escondendo para ir ao banheiro.

O mesmo vale para a bronca no ato. Se o cachorro erguer a patinha e você gritar, ele vai entender que é errado fazer xixi na sua frente, e não que é errado fazer naquele lugar. Para evitar que isso aconteça, você precisa fazer o que os especialistas chamam de despersonalizar a punição. Ou seja, causar um desconforto sem que o cachorro saiba que foi você. Como? Assim:

Tenha sempre com você um objeto barulhento, como um chocalho de latinha ou um molho de chaves pesado. Quando o cachorro erguer a patinha, NÃO olhe para ele e jogue o objeto perto de onde ele está, sem ele perceber que foi você. Mas atenção: é só para assustá-lo, cuidado para não acertar ele. Outra opção é um apito, uma buzina, que o cachorro não goste (mas lembra que ele escuta melhor que você e barulhos muito altos podem machucar a orelha dele!).

Além da “bronca”, você precisa sempre elogiar o cachorro quando ele fizer o xixi no lugar certo. Se é na rua, diga bom menino e faça festa quando ele fizer. Se é no quintal ou no postinho, a mesma coisa. Por sinal, como os machos normalmente erguem a patinha, a fralda de chão não é muito indicada para eles, o melhor é o banheirinho com poste.

E se ele não faz xixi na sua frente? Evite que ele tenha acesso à área “alvo” quando você não estiver por perto, porque ele pode aprender que quando você não está perto não tem bronca, então não tem problema. Mas preste atenção: se ele só faz xixi no lugar errado quando você sai da casa, pode ser que ele tenha ansiedade por separação, e nesse caso não adianta dar bronca, clique aqui para ler mais sobre isso.

Outra coisa importante: limpe os alvos dele. Use um produto enzimático específico ou vinagre diluído em água para tirar completamente o cheiro daquele lugar. Mesmo que você não sinta cheiro nenhum, ele sente. Agora use os sprays educativos a venda na pet shop, eles vêm em par: um para o lugar onde não fazer xixi e um para o lugar certo.

Por fim, muitos cães marcam por dominância, ou seja, porque eles acham que mandam na casa. Para evitar isso, vale a pena investir em um treinamento com seu cachorro. Ensine-o comandos básicos e peça sempre para ele sentar antes de dar alguma coisa que ele quer, como a ração ou um brinquedinho. Você também deve tomar cuidado para ele não “ganhar” de você em nada. Por exemplo, se ele puxa a coleira na rua, ele que está levando você para passear, e quem faz isso é o líder (pelo menos na cabeça dele). Leia aqui como resolver isso.

 

Foto: Andrew Morrell

1 Comentário