Um único exercício para ensinar o cachorro a não pular nas pessoas

cachorro nao pular visitas

Chegam as visitas, arrumadas, perfumadas, lindas… e seu amigão faz aquela festa! É fofo e todo mundo se diverte se ele for um poodle, mas a coisa complica se ele for um cachorrão tipo um labrador ou um bernese. Então, o que a maior parte das pessoas acaba fazendo é a coisa mais triste possível: prender o amigo longe das visitas. E ele acaba ficando de fora da diversão.

Mas… existe uma saída! Ele pode sim participar da alegria da família, com os quatro pés no chão, e muito contente. E quase não leva tempo extra do dia para ensiná-lo, você pode praticar os exercícios quando você mesmo está chegando do trabalho. E a lógica serve para outros comportamentos de pedir atenção, como latido exagerado e morder calcanhar. Vamos por partes…

Por que eles pulam?

Porque quando eram filhotes e queriam atenção, eles pulavam e nós dávamos atenção. Ou seja, o pequeninho era recompensado por pular – e aprendeu que pular nas pessoas é sinônimo de festa e carinho. Ele não percebe que não tem mais o tamanho de um bebê e que está te machucando (ou as visitas), para ele tudo continua uma brincadeira de filhote!

Por isso, não adianta gritar, dar bronca e fazer escândalo, tudo é atenção do mesmo jeito e o cachorro acha que faz parte da brincadeira.

Como resolver?

Ora, o que ele quer é atenção, certo? Então… ignore-o! Completamente! Quando chegar em casa, cruzes os braços, olhe para o teto e finja que ele não está lá (firme bem os pés no chão para ele não te derrubar). Depois de pular, pular, pular, e talvez latir um pouco, ele vai desistir e parar. Agora você pode agradá-lo! Dê beijos, cumprimente, conte como foi seu dia, e o quanto você sentiu falta dele.

Pronto. Assim você estará reeducando seu amigo, ou seja, ensinando que a situação mudou. Se ele quer atenção agora, tem que ficar com as quatro patas no chão. Se pular, não ganha nada. Depois, você ainda pode ensiná-lo a sentar, cumprimentar com a patinha e fazer truques para as visitas. Os cachorros adoram aprender coisas novas e agradar as pessoas!

Importante: É possível, mas muito difícil para o cachorro entender que ele pode pular em você mas não nas visitas. Ou que ele pode pular no seu cunhado de 2m, mas não na sua mãe. Para o treino dar certo, você (e sua família, e as visitas) precisa ser consistente, ou vai acabar deixando seu amigo muito confuso! Todos precisam praticar o exercício quando chegam, até o cachorro parar completamente com o comportamento indesejado.

 

Foto: KelsokissingMaddie1

Comentários desativados.