Será que todos os gatos laranjas são tigrados?
Se você nunca viu um gato totalmente laranja, sem listras, é porque eles simplesmente não existem!
Todos os gatos laranjas são necessariamente tigrados, mesmo que pareçam ter a cor sólida – estes, na verdade, só tem as listras muito muito fracas, o que fica mais evidente quando são novinhos e você pode comprovar ao examinar de perto. Da mesma forma, as manchas laranjas das tricolores e escaminhas também são sempre listradas, mesmo que a parte preta não seja!
Mas se existem gatos totalmente brancos e totalmente pretos, por que não laranjas sólidos? A resposta envolve, mais uma vez, a fascinante, complexa e incrível genética das cores dos gatos. Resumindo sem os nomes difíceis, o gene para cor laranja sempre ativa as listras, que podem se manifestar com quatro texturas diferentes:
- tigrado (Mackerel): o mais comum no Brasil, as listras são mais finas.
- manchado (blotched): parece mais com as listras de uma zebra do que de um tigre, são manchas mais largas.
- riscado (ticked): cada fio do pelo tem várias tonalidades (como nas demais texturas) e as listras podem ser percebidas principalmente nas patas e no rabo.
- pintado (spotted): é quando as listras não são contínuas, parecendo as pintas ou manchas de uma onça.
Agora, a explicação genética com nomes difíceis: o gene que determina as listras em gatos chama-se agouti e é dominante. Se o gato é Aa ou AA, será listrado; se é aa, o pelo será liso. Mas… Quando o gato tem o gene para pelos laranjas, será sempre tigrado, mesmo que tenha a combinação aa – ou seja, o gene laranja é epistático em relação ao gene não-agouti (aa). Simplificando, é como se o gene laranja “apagasse” (muitas aspas) o gene que determina a cor sólida. E ele faz isso mesmo que seja só nas manchinhas laranjas de uma tricolor ou escaminha!
Mas e os gatos todos marrom ou cor de canela? Bem, estes podem ter cor sólida porque o marrom e canela não vêm do gene laranja, e sim do preto! Pois é, em gatos, chocolate e canela são só variações do preto!
E uma curiosidade extra sobre os laranjinhas: eles são, em verdade, “ruivos” – e têm até sardas! Leia mais sobre isso, aqui.
Foto: Lucky Girl Kris