Terapia Ronron

Este é um guia para lidar com as questões comportamentais mais relatadas por famílias de gatos. Mas, antes, é preciso lembrar…

O que é um comportamento indesejado?

Na maioria das vezes, é um pedido de ajuda. Gatos que urinam fora da caixa de areia, se lambem em excesso, brigam, destroem coisas, vocalizam demais são gatos que estão comunicando que algo não está bem!

Ou seja, não é um “problema” de comportamento, não é “malcriação”, nem “rebeldia”, nem “manipulação”. Um gato não faz coisas “erradas” de propósito, ele simplesmente faz o que sente que deve fazer e quem rotula um comportamento de “errado” ou “problemático” são os humanos. O gato não entende esses conceitos e, se está agindo de uma forma indesejada, pode ter certeza de que ele tem bons motivos felinos para isso — você só precisa compreender o que se passa na mente dele e oferecer alternativas para que todos fiquem contentes.

Por isso o título desta seção é Terapia Ronron: porque a solução é, de fato, uma terapia — e o resultado são ronrons!

 

Punição nunca!

Mais uma coisa muito importante a ter em mente: não agrida, não grite, não espirre água, não puna um gato que demonstra comportamento indesejado. A punição é algo muito agressivo para o gato e NÃO FUNCIONA! A única coisa que ela consegue é traumatizar o animal e fazer com que ele continue agindo da forma indesejada mas esconda o comportamento para não ser punido (leia mais sobre isso, aqui). Existem formas respeitosas muito mais eficientes de ajudar um animal, vamos espalhar ronrons! :)

 

A Terapia Ronron coringa: brincadeira diária + enriquecimento ambiental

Brincar todos os dias com o gato, usando um brinquedo de vara, e enriquecer o ambiente com tocas, prateleiras, arranhadores já resolve grande parte dos “problemas” na casa!












Não encontrou o que precisava?

Use a busca no topo da página para pesquisar no site todo e acompanhe novos posts por e-mail!


Acompanhe por e-mail!

Receba novos posts uma vez por semana e transforme a vida do seu gatinho. Ronronron!