Pesquisa comprova a eficiência da piscadinha para se conectar com gatos
A piscadinha ficou conhecida como o “eu te amo” ou beijo dos gatos. É quando o gato (ou o humano) pisca devagar com um ou os dois olhos na direção da pessoa e ela está associada à confiança e sentimentos positivos. Saiba mais sobre isso, aqui.
Este mês, uma pesquisa publicada na Scientific Reports por pesquisadores dos departamentos de psicologia das Universidades de Portsmouth e Sussex comprovou que a piscadinha é muito eficiente para se conectar positivamente com os gatos e pode ser uma componente importante da nossa comunicação com eles.
Na primeira parte do estudo, conduzida com membros da família, foi identificado que os gatos respondem às piscadinhas dos seus humanos piscando de volta. Quando o humano está no mesmo ambiente mas não pisca para o gato, ele também tende a não piscar ou piscar menos.
Na segunda parte, um pesquisador desconhecido para o gato tentava chamá-lo, piscando ou não. E o resultado foi que quando o pesquisador piscava as chances de o gato interagir e se aproximar eram muito maiores do que quando ele não piscava.
Isso confirma que a piscadinha serve não só para se conectar positivamente com nossos filhos felinos, mas também com gatos desconhecidos! É uma forma de dizer “eu confio e gosto de você, pode confiar em mim também”… em língua de gato!
Foto: Andreas Levers