Acne felina: o que é e como tratar

pontinhos pretos queixo gato

A acne dos gatos são aqueles pontinhos pretos no queixo do animal, parecendo “sujeirinhas” no meio dos pêlos. Ela aparece pelo mesmo motivo que a humana: uma produção de sebo (gordura) excessiva, e afeta animais de todas as idades e físicos.

Quando não tratada, pode formar pústulas, pequenas bolhas de pus, que estouram e podem sangrar e machucar. Os casos mais extremos levam a infecções de pele. Por isso, é muito importante prevenir e tratar a acne.

A primeira coisa a fazer, claro, é levar o gato no veterinário para confirmar o diagnóstico e, se recomendado, fazer uma raspagem do material ou biópsia do queixo. Depois, é preciso eliminar as causas ou agravantes:

  • Pratinhos de plástico – Seja de comida ou água. o plástico é poroso e acumula bactéria, o que é péssimo para qualquer gato mas especialmente para casos de acne, já que as bactérias se alojam no queixo do animal e agravam o quadro. O ideal são pratinhos de cerâmica e vidro, que devem estar sempre limpinhos.
  • Stress – Além de diminuir a imunidade do animal, o stress aumenta a produção de hormônios, então brinque muito com seu amigo e enriqueça o ambiente dele, seja com arranhadores, prateleiras ou quebra-cabeças.
  • Problemas hormonais – Mais uma vez como nos humanos, os hormônios afetam a acne dos gatos e casos graves devem receber recomendações veterinárias para controlar a produção hormonal.
  • Limpeza – Já imaginou como eles fazem para limpar o próprio queixo com a língua? É, é muito difícil, e principalmente se o gato tem pêlos longos. No começo do tratamento, se a acne for grave, pode ser preciso raspar os pêlos do queixo para ajudar com a limpeza e arejamento. Se for uma acne leve, você pode só lavar o queixinho do gato com sabonetes antibióticos específicos para esse fim. Lembre-se de dar petiscos de recompensa sempre que ele deixar você limpá-lo, assim ele se acostuma de uma maneira positiva e a coisa fica menos estressante para todo mundo.
  • Tratamento para casos avançados – Antibióticos, corticóides, gels e pomadas. Só o seu veterinário pode examinar as particularidades do caso do seu gato e recomendar o tratamento correto.

Agora vem a parte chata: a acne não tem “cura”. Como nas pessoas que têm tendência, ela pode ter picos em alguns momentos da vida e desaparecer por outros, mas está sempre por lá. A limpeza frequente e a eliminação dos agravantes precisam durar pela vida toda, e em momentos de crise, corra para o vet – as doenças dos gatos podem escalar muito de um dia para o outro.

Gatinha com queixo raspado para tratamento de acne.

Gatinha com queixo raspado para tratamento de acne.

Essa é a aparência da acne felina.

Essa é a aparência da acne felina.

 

Fotos:  Sarah (Rosenau) Korf,  Rebecca, aJ Gazmen

9 Comentários

  • Angela disse:

    Boa noite,
    tenho um gato persa, branco, e forma umas crostinhas no queixo. Limpo com água morna mas no dia seguinte aparecem novamente, parece com aquela sujeirinhas de pulgas ( mas ele não tem pulga), será que é essa tal de acne felina?

    • =^.^= disse:

      Os persas são campeões de acne, Angela. É muito capaz que seja, mas sempre vale uma consulta no veterinário para garantir!

  • Iana disse:

    Adorei,descobri finalmente o que são esses pontinho pretos no queijo de minha gata.

  • Amei todas as matérias e gostaria de parabeniza-los.
    A um tempo apareceu uma pintinha preta no nariz do meu gato, agora tem varias e ainda tem em volta dos cílios? sabe me informar do que se trata? São como pintinhas mesmo dessas comum nas pessoas. um abraço.

  • Obrigada pelas informações preciosas! Nunca soube se tratar de acne felina, já me disseram mil coisas e nunca deu jeito nesses pontinhos insistentes! Agora já sei!

  • Maria disse:

    Nossa, fiquei surpresa com essa coisa da acne. Obrigada pela matéria, agora prestarei mais atenção nesses pontos!

  • A minha gata Kitty, já teve esses pontinhos pretos no queixo mas agora já sumiram . mas eu não sabia que era acne . Adorei a matéria sobre acne felina . agora ficarei atenta quanto a esses pontinhos preto no queixo dos felinos. Obrigada pela informação.

  • Caio Borrillo disse:

    Muito obrigado! Finalmente descobri o que são os pontinhos pretos no queixo dos meus gatos! Correndo pra tratar já! :D