Porque você NUNCA deve dar pratinhos de plástico para seu gato

porque pratinhos de plastico fazem mal gatos

Plástico é o material mais barato que existe para fazer comedouros e bebedouros, e por isso as pet shops estão lotadas de pratinhos de plástico. Por consequência, a casa das pessoas também. Mas dessa vez existe um bom motivo para investir um pouco a mais: a saúde do seu peludo!

O primeiro problema do plástico é que ele um material poroso e risca com facilidade, e essas irregularidades com o tempo ficam cheias de germes e bactérias. Essa é a razão para pratinhos de plástico serem tão perigosos para a acne felina, aqueles pontinhos pretos no queixo do gato (leia aqui).

E não é porque o gato nunca tive acne felina que ele não está exposto às bactérias, ele só não está tendo uma reação tão visível a elas. O que pode estar acontecendo lentamente dentro do corpinho dele é outra história. E, gatos são espertos, ele pode decidir que não quer mais comer ou comer menos simplesmente porque o prato cheira mal tanto pelas bactérias quanto pelas irregularidades – até a ração seca tem óleos que se acumulam ali (e lavar nunca tira 100%).

O segundo problema do plástico é sua composição e os químicos que são liberados ao pouco no organismo do seu miau. Muitos plásticos têm ftalatos, que servem para dar maleabilidade ao material – e que fazem muito mal para a saúde (tanto nossa quanto dos gatos).

Outro perigo é o BPA, que causa, entre muitas outras coisas, câncer e problemas neurológicos. Felizmente ele é proibido no Brasil, mas a grande maioria dos comedouros que se vendem por aí são feitos na China. E, bom, não vale o risco, não é?

 

Então, o que usar?

É quase que… “tudo menos plástico”. Inox e cerâmica (sem pintura) são seguros e fáceis de achar em pet shops e em lojas de produtos para o lar (petisqueiras humanas são ótimos comedouros de gato!). Vidro também é uma boa alternativa, e dá um toque bonito na decoração.

Independente do material, o pratinho precisa ser lavado à mão com frequência. Se o peludo come ração úmida, a higienização do pratinho precisa ser diária.

vasilha-inox-melhor-gatos

 

Fotos:  Kārlis Dambrāns e UrbanPet

27 Comentários

  • gostei da dica so assim fico sabendo pois tenho duas gatas e uma cadela que come pratinhp de plástico vou trocar obrigadaespero mais dicas

  • Luciana disse:

    Adorei a dica !! Eu sempre lia algo como ” compre sempre tigelas de aluminio “, mas nunca tinha lido uma explicacao tao esclarecedora .

  • Elaine disse:

    Olá! Qdo peguei meus gatos, a dona dos papais deles me disseram que um dos pais tinha uma alergia que atacava qdo ele bebia água em potes de plástico… Deve ser acne felina…
    Até aí, ok… compramos os potes de inox (melhor prevenir que remediar), porém, com um mês de uso, o pote de água ficou com umas manchas no fundo… não sai lavando… O que pode ser?
    Trocamos o pote e inutilizamos este.

    Eles gostam de comer em uma tigelinha baixa que a Royal Canin deu de brinde há anos e anos atrás… rs (era da outra gata que eu tinha)… ela é de inox pintado.

    • =^.^= disse:

      Quando fica com mancha no fundo normalmente é porque não é inox. Para água a cerâmica é mais funcional, porque não corre risco de manchar nem de a água ficar com gosto de metal.

  • Mariana disse:

    E bebedouro com
    Agua, tipo fonte, causa problema?

    • =^.^= disse:

      O risco é bem menor, principalmente se for uma fonte e estiver sempre limpinha. Mas se o gato já tem ou teve acne felina é melhor mudar tudo para cerâmica ou vidro.

  • Julio disse:

    Agora está explicado porque Cazu e Tito tem horas que se negam a comer numa das tigelas plásticas e na de Unox comem tudo, velei a dica obrigado

  • Rose Lene disse:

    OI adorei o post, muito útil. até me respondeu uma duvida, sobre pintinhas pretas que saíram no nariz do meu gato q é amarelo e não tinha..vou trocar urgente, obrigada.

  • Monica disse:

    O problema é qdo vc tem 20 gatos….o preço dos pratinhos de inox ou outro material q não seja plástico é muito caro…

    • GatinhoBranco disse:

      Tenta procurar em loja de utensílios de cozinha, coisa de gente mesmo (pires, petisqueira), é mais em conta e normalmente mais bonito :) Outra dica é olhar na floricultura (rsrs verdade!), eles costumam ter pratos de cerâmica para pôr embaixo dos vasos e eles viram comedouros perfeitos. Miau!

  • Manuela disse:

    Amei o post. Me preocupo muito com a saúde dos meus gatinhos.
    A ideia dos pratinhos na caixa alta de madeira é ótima.

  • ely disse:

    Eu já uso o inox por achar mais chique
    agora que fiquei sabendo do mal q faz o plástico é w não vou querer meus 4 lindos persas doentes
    valeu a dica e vou repassar

  • VERA disse:

    gostei da dica, vou trocar os pratinhos do meu Willy.

  • Anna Luisa disse:

    Gostei da informação.Tenho 4 peludinhos e comem em pratinhos de plásticos,mas ao saber do porque da malefício,já vou mudar para pratinhos de louça, vou usar os das xícaras de café.

  • Muito bom esse alerta! Nunca imaginaria as consequências do uso desses vasilhames. Trocarei logo!

  • Guida disse:

    Que bom que vcs estão divulgando há muito anos não uso esse plástico comum mas uso um material que acho que se chama melanina e não sei se é OK alguém sabe?

    • GatinhoBranco disse:

      Melamina é um tipo de plástico, acrescido de formol. É mais perigosa ainda :(

  • Dione disse:

    Amei as dicas.. Vou trocar todos aqui de casa

  • Luyde disse:

    inox,pode?

  • LUCIA MAIA disse:

    GOSTAMOS MTO DA DICA. SEMPRE HIGIENIZO O COMEDOURO MO MEU THEO, QUE É DE ALUMINIO,POIS ELE É MTO EXIGENTE.

  • Rosa de campos disse:

    Gostei muito das sugestões ja vou trocar os pratos dos meus felinos

  • Patricia disse:

    Adoro essas dicas de voces , me ajudam muito a cuidar do meu miau.

  • Beatriz disse:

    Legal as dicas, não sabia deste risco. É arriscado para cães também? Minha cadelinha também bebe e come em pratinhos de plástico.

    • GatinhoBranco disse:

      Os químicos e as bactérias fazem mal para todo mundo, seja gato, cachorro, gente :(