Sete coisas que fazem sentido para o seu gato… mas não para você

Por Pam-Johnson Bennet (catbehaviorassociates.com)

Você ama muito o seu gato, mas provavelmente ele tem alguns comportamentos que te deixam meio pensativo. Eles parecem não fazem nenhum sentido. Mas apesar de você não conseguir decifrar essas atitudes estranhas, elas são muito funcionais e servem a propósitos bastante lógicos. Aqui estão sete coisas que fazem sentido para seu gato mas não para você:

 

  1. O médico e o monstro

O cenário: seu gato pula no seu colo e se aninha. Ele pode até esfregar o rosto na sua mão pedindo carinho. Você começa a agradá-lo, ele ronrona de felicidade e depois de alguns minutos te empurra, arranha e sai disparado. Ahn? Ele virou o personagem de o médico e o monstro? Apesar de parecer vir do nada, essa atitude é relativamente comum quando os gatos atingem seu limite de aceitação ao agrado. Esse comportamento, conhecido como agressão induzida por carinho, acontece quando o gato fica estimulado demais pelo agrado constante ou os sinais de que ele estava se irritando passam despercebidos. Ele acha que a única maneira de fazer você parar é arranhando ou mordendo. Para evitar isso no futuro, preste atenção aos sinais que indicam que ele está ficando irritado: pele tremendo, rabo chicoteando, parar de ronronar, mudar de posição, orelhas para trás, miados.

 

  1. Comer grama e vomitar

Isso acontece principalmente com alguns gatos que ficam soltos. Mas muitos pais adotivos cultivam grama dentro de casa para seus filhos peludos. Os gatos gostam de comer grama, e podem ficar pastando como ovelhas por um bom tempo. Depois de alguns minutos, você escuta aquele barulho de que o gato vai vomitar. Porque, então, eles comem tanto de uma coisa que pode fazê-los vomitar? Existem várias teorias, mas ninguém tem certeza absoluta. Uma hipótese é de que o gato come grama para acalmar o estômago quando se sente mal. Alguns também comem para ajudá-los a vomitar bolas de pêlo.

catingrass

  1. Colocar a pata na água

Por que alguns gatos colocam a pata na tigela de água e só depois bebem a água em vez de beber de uma vez? Realmente não faz muito sentido para as pessoas, mas é um comportamento muito sensato para o gato: ele coloca a pata para medir a altura da água, já que os gatos têm bigodes muito longos e não gostam de molhá-los. Um gato em uma casa com muitos animais também pode colocar a pata na água como medida de segurança – ele pode não estar confortável em ficar muito tempo com a cabeça abaixada e obstruir a visão. Finalmente, a última possibilidade, é que, se o nível de água na tigela está sempre mudando, ele pode colocar a pata só para sentir onde a água está antes de molhar o nariz.

 

  1. Sentar de costas

Para muitas pessoas que convivem com gatos, esse parece um grande insulto. O gato pula no seu colo, mas se senta com a cara para o outro lado. Ele pode até fica próximo, na mesinha do café, ou do lado do computador, mas sempre de costas. Existe um motivo bem simples para isso: ele não está te insultando, pelo contrário, está demonstrando extrema confiança. Já que os gatos são tanto predadores quanto presas, eles gostam de ficar na posição mais segura. Se ele se senta de costas está mostrando que confia em você e que vai observar o ambiente por vocês dois. Além do que, como ele adora caçar, faz muito sentido ficar atento caso um rato passe correndo pela sala.

 

  1. A dança maluca

Seu gato de repente, e sem motivo nenhum, decide disparar pela casa perseguindo uma presa imaginária. Ele pula, corre, pode até dar um pulo gigante no arranhador dele. Você olha em volta mas não encontra moscas, aranhas nem bolinhas de poeira. O que deu no gato para correr desse jeito quase batendo em tudo? As chances são de que ele provavelmente está caçando uma luz (ou uma sombra) ou simplesmente ficou cheio de energia e precisa gastá-la. Gatos são caçadores e tem toda a anatomia desenhada para movimentos rápidos. Se seu gato está dormindo demais e não recebe muita atenção em brincadeiras interativas, ele pode simplesmente decidir caçar luzes e sombras. Saiba também que os gatos têm sentidos muito mais aguçados do que os nossos, então pode ser que seu gato esteja vendo, ouvindo ou farejando alguma coisa que você simplesmente não percebeu.

 blythe83

  1. O peso de papel

Não importa quantas caminhas e arrahadores seu gato tem, ele provavelmente vai escolher sentar exatamente na folha de papel que você está lendo. Não faz sentido, certo? Faz para o seu gato. Ele se senta nos papeis, livros e revistas que você está lendo porque sabe para onde você está olhando e se ele quer atenção é exatamente aí que deve se sentar – onde seus olhos estão focados.

 

  1. Enterrar a ração

Você enche o pratinho do gato, ele come alguns grãozinhos e começa a “cavar” o chão como se estivesse tentando enterrar a comida (igual ele enterra o que faz na caixa de areia). Ele está dizendo que a comida fede? Está mandando você levar embora a ração? Está comparando a comida com uma pilha de sujeira da caixa de areia? Na verdade, esse comportamento é super natural e tem a ver com o instinto de predador e presa do seu gato. Se ele não come tudo, vai esconder o que sobrou para o cheiro não atrair predadores. Ou para possíveis presas que estejam por perto não identificarem a presença de um animal caçador. Mesmo gatos que ficam dentro de casa e nunca caçam mantém esse comportamento instintivo.

 

 

Fotos: www.elementmedia.com.au e https://www.flickr.com/photos/skayne/

44 Comentários

  • Ellen disse:

    Olá,

    Tenho um gato macho que esta com 1 ano já é castrado, porém tem dias que ele não nos deixa dormir, acorda de hora em hora e fica correndo pela nossa cabeça em cima da cama.
    Já fiz de tudo, borrifador de água, já tranquei a porta do quarto o que é pior porque ele mia muito alto. Enfim um sufoco.
    Alguém sabe me dizer o porque, ou o que fazer?!
    Obrigada.

    • =^.^= disse:

      Isso é energia acumulada, Ellen! Faz o seguinte: brinca com ele pelo menos duas vezes por dia (brinquedo de vara), a segunda vez antes da última refeição. Brinca mesmo, até ele ficar deitado de lado. Outra coisa que ajuda é limitar a alimentação a horários regrados, isso faz o relógio biológico se regular melhor. Dá a ração com intervalos de 6-7 horas no máximo, deixando no pratinho por 20min e depois tira. Isso não só vai ajudá-lo a dormir no horário certo (se tiver brincado antes) como vai ajudar o corpo dele a processar melhor o alimento. Podem levar algumas semanas para ele acostumar com o ritmo, nesse caso você precisa ignorar completamente a correria dele, nem olha para ele! E o principal: ele tem um amiguinho da mesma espécie para brincar junto?

  • juliana disse:

    Olá, boa tarde. Eu tenho quatro gatinhos adotados, os quatro muito diferentes. São três femeas e um macho, todos castrados. Uma das femeas tem um comportamente um tanto estranho… ela costuma miar muito todo o tempo para nós e não soa como reclamações ou qualquer coisa do tipo e sempre que fazemos carinho ela segura nossas mãos com as patinhas e temos que deixa-la dar uma lambidinhas para continuar o carinho.
    Já o macho, que tambem é muito comunicativo, algumas vezes sai correndo pela casa miando muito e ataca alguma das gatinhas com mordidas ou tapinhas…
    Poderia explicar se são comportamentos normais?

    • =^.^= disse:

      Tem gato que é mais falante, igual gente, é normal. Os sialatas são super comunicativos. Mas miados em excesso podem ser sinal de dor, ela pode estar tentando sinalizar que alguma coisa não está bem. Na dúvida, faz um check up no veterinário para garantir que esteja tudo bem :)

  • Thiago disse:

    Minha gata se chama uruz e tenho uma duvida com relação ao comportamento dela, sempre qdo ela esta no quintal de casa deitada e me vê la parado ela vem correndo e não para de brincar cmg morde o meu pé devagar e fica relando a cabeça em mim, mas qdo ela esta dentro de casa não tem esse comportento “apesar de msm assin ela ser mto carinhosa tbm” mais enfim pq desse comportamento ?

    • =^.^= disse:

      Ela provavelmente aprendeu que quando você está no jardim está menos ocupado e tem mais chance de responder à brincadeira dela. E, assim como nós, eles também têm ambientes preferidos na casa, então pode ser também que ela esteja contente que você está no jardim com ela e fique mais animada para brincar.

  • Janeisa disse:

    Adorei este post e eu como dona de 3 gatos (dois exóticos e um himalaia) adorei saber e aprender mais sobre os felinos que tanto nos encantam e nos dão afeto. Tenho um blog desde 2007 e compartilho links que acho interessantes para os meus leitores em uma tag “Links Para Visitar” e compartilhei este link.
    http://www.brasildobem.net/sem-categoria/links-para-visitar-13/
    Abraços!

  • […] 4 – Gatos – Sete Coisas Que Fazem Sentido Para o Seu Gato…Mas Não Para Você […]

  • simone disse:

    Meu gato é super indiferente a tudo e a todos.ele é super na dele,soo nos chama quando quer comida ou sair de casa.Aqui em casa todos amamos eles e gostariamos que ele fosse mais interativo.Esse comportamento é normal?

    • =^.^= disse:

      Depende, se ele sempre foi assim pode ser que seja a personalidade dele mesmo, assim como nós os gatos têm personalidades muito diferentes. A maioria dos persas por exemplo são super na deles, enquanto siameses costumam ser extremamente conversadores. Mas se isso começou de repente pode ser sinal de dor/doença ou algum problema emocional, teria que fazer uma bateria de exames para saber. Mas se estiver tudo ok com a saúde dele, vocês podem criar uma amizade mais animada e incentivá-lo a interagir brincando com ele por pelo menos 15 minutinhos por dia (melhor ainda se forem duas vezes por dia), com aqueles brinquedinhos de vara, aqui tem algumas dicas: http://gatinhobranco.com/?p=650

  • Rafaela disse:

    Meu gato não toma água no pote perto do pote da ração. Só come ração, olha pro pote de água e sai.
    Quando ponho um copo de água no criado mudo ao lado da minha cama ele ataca e bebe toda a minha água. Pq ele faz isso?

  • Agner Roncali disse:

    Gatos são criaturas incríveis, eles retribuem e muito o respeito que damos a eles. Estou feliz com meus companheiros!!!

  • o gato da minha vizinha,está comendo a própria pata,ele tem mais ou menos 1 ano,apareceu bem pequeno e foi ficando,todos os dias ele vem me pedi ração e dou,ele não vai para a rua,o que fazer por favor,para ajudar esse gatinho.obrigado

    • GatinhoBranco disse:

      Ele precisa ir ao veterinário URGENTE, além de estar correndo risco de vida ele está em sofrimento.

  • Gaby Oliveira disse:

    Quando vou tomar banho,minha gatinha fica na porta do banheiro miando,e ela só faz isso quando eu estou sozinha em casa,quando tem mais alguém,ela não faz.. Vocês poderiam me explicar por que ela faz isso??

  • Pamella disse:

    Meu gato tem o péssimo hábito de comer sacolas plasticas. Não sei se ele faz isso com a mesma intenção dos gatos que comem capim, mas eu me preocupo e acho que isso não é nada saudável para ele. Alguém sabe como evitar e/ou corrigir esse comportamento?

  • Lúcia SilvaPereira disse:

    Achei bem explicativas as respostas,para cada pergunta formulada.
    Tenho,uma gata que adotei porque na verdade foi ela que me adotou.Apareceu no meu quintal com filhotinhos,com fome,toda magrela com
    os gatinhos querendo mamar.Meu coração amoleceu e fiquei com ela.estava
    muito triste,pois havia perdido a minha gatinha que ganhei ainda filhotinha.
    jurei que não queria mais,pois sofro muito.Mas cá estou com esta gata que
    não sei direito sua idade,sei que já está idosinha.M
    as adoro ela.

  • Andreia disse:

    Adorei este artigo! Muito útil e informativo e fez-me compreender muitos dos comportamentos da minha gata que eu às vezes, na brincadeira digo que é bipolar :)

  • Minha gata, raceada com persa, de uma hora para outra cria vários nós pelo corpo, os quais sou obrigada a tirar com a tesoura. Os nós são sempre rente à pele o que requer muito cuidado. Mas a lindinha é mal humorada e morde e arranha. Por que esses nós aparecem tão rapidamente?

  • Hortência Mesquita disse:

    OI tudo bem? Eu tenho dois gatos, e a minha gatinha mais nova encontrei na rua ainda vai fazer um ano, ela tem problemas de visão não enxerga quase nada…depois da castração ela tem tido ataques constantes de fúria, dá inclusive gritos assustadores a noite inteira….eu já levei no vet ela fez todos os exames e não é nenhum tipo de dor, eu fiz inclusive um hemograma completo e também não acusou nada…meu outro gato inclusive fica assutado quando ela está assim…eu já não sei se devo me preocupar ou se achar que é normal do jeito dela mesmo.

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Hortência! Eu sugiro que você leve ela em um outro vet, especialista em gatos, para ter uma segunda opinião. Mas existe uma síndrome que não tem como ser detectada por exames e causa muita muita dor, chama hiperestesia felina, fazendo o gato ter esses comportamentos agressivos ou se automutilar. É uma condição extremamente séria que precisa de acompanhamento de um veterinário qualificado e medicação constantemente. Costuma aparecer nessa idade mesmo, e é mais comum em gatos de raça e com descendência oriental (Absínios, Siameses…), mas pode afetar qualquer um.

  • Mei disse:

    Olá, tenho um gato, ele tem aproximadamente 1 ano (peguei ele da rua). Ele mudou completamente e bruscamente de comportamento nos últimos dias. Tem umas 2 semanas que foi vacinado, e já fazem 4 meses que ele foi castrado. Ele era agitado, bagunceiro, um pouco agressivo, brincalhão, agora ele está dorminhoco, indiferente, não brinca, não corre, só sabe dormi, levanta p beber água, comer e para usar a caixa. Ah, tá comendo menos, bem menos do que o comum, (eu mudei de ração, era para filhote agora é para adulto). Ele não parece doente, tá com as mucosas coradinhas. Ah, ele tava com pulga, mas dei banho e passei talco. Enfim, pode ser por cota da castração?

    • GatinhoBranco disse:

      Mei, ele provavelmente está doente, não é da castração não. Corre para um vet, porque quando o gato demonstra que está mal é porque está muito mal.

  • Cristiane disse:

    Trabalho dando aulas em casa e quando meus alunos chegam, minhas gatas pulam e deitam sobre os livros dos alunos ou no meio da mesa. Entendi o porque lendo esse artigo. Obrigado ele é muito esclarecedor;

  • Wilson disse:

    Meu Gato não pode ver Bombril que quer comer…
    Assim que abro o armário ele corre para procurar o Bombril. Tive que colocar o Bombril em uma prateleira mais alta p ele não comer.
    Já procurei em vários lugares e não encontro explicação.
    Poeria me ajudar?

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Wilson! Pode ser uma variação de Pica (http://gatinhobranco.com/?p=1306) mas, sinceramente, está com cara de problemas de saúde bem mais sérios. Leva ele num bom veterinário e faz um check-up completo com exame de sangue.

  • Daniele disse:

    Meu Príncipe tem a mania de virar o pote de água e quando é contrariado ele tem ataque de fúria , morde e arranha , gostaria de saber o pq disto ?

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Daniele, pode ser várias coisas, mas antes de mais nada leva ele em um bom veterinário para fazer um check up completo com exame de sangue, é bem possível que ele esteja sentindo dor.

  • Carol disse:

    Meu gato tem o costume de tomar água colocando a patinha dentro dagua, e de pegar a ração com a pata e comer da própria patinha, parece um macaquinho rsrs é muito incomum? Tem um porquê?

    • GatinhoBranco disse:

      Tem sim, Carol! Isso quer dizer que ele não gosta de molhar os bigodes ou encostá-los na lateral do pratinho! Tenta usar um prato raso para a ração e um bebedouro com abertura mais ampla :)

    • Andreia disse:

      A minha gata também costuma fazer isso às vezes.. Acho imensa piada.

    • Agner Roncali disse:

      Vixi, partiu PetShop. o bebedouro dos meus filhos e pequeno demais pra eles e eles reclamam um pouco disso. O problema é mais grave que eu pensava….

  • meu gatinho adora deitar nos livro quando estou lendo ou se ñ ele me morde

  • Fernanda disse:

    Minha gata tem mania de jogar a ração dentro do pote de água… o que ela quer dizer com isso? Que a ração ta dura? kkkkkkk’

  • Kaa disse:

    Tenho dois gatos, um deles as vezes esconde a comida. Várias dessas esquisitices acontecem aqui em casa, mas eles medem a água com a fuça mesmo! Já notei que vão devagarinho e qdo tocam na água, tomam tipo um sustinho e depois voltam pra beber. Eles não enchergam tão bem assim, né?! Acho que por isso são também tão assustados! heheh fofos

    Os meus tem duas esquisitices que não encontro resposta, consegue me ajudar?:
    Um fica mordendo as cerdas das vassouras quando penduradas… morde e puxa, morde e puxa… parece que está passando fio dental kkk E o outro as vezes pego comendo isopor. Devo me preocupar?
    Obrigada e parabéns pelo site! É muito interessante! To dessecando ele todo! <3

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Kaa! Bom, você tem um caçadorzinho em casa! É bem possível que seu pequeno esteja “depenando” sua vassoura, igual ele faria com um passarinho que caçasse. Dá um olhada no vídeo desse post e vê se parece seu pequeno: http://gatinhobranco.com/?p=1586
      Já o isopor… por mais que muitos adorem sair batendo e despedaçando (ocasionalmente comendo), é perigossímo de ser engolido, porque pode causar obstrução. Melhor tirar do alcance dele o mais rápido possível :(

  • bianca disse:

    Meu gato as vezes pega vários grãos de ração poe em cima da cama e come 1 por 1…
    Me explica essa??

  • jamile disse:

    aqui tem um q ao invés de comer a raçao de dentro do pratinho,ele puxa alguns grãos no chão pra depois comer…e este mesmo gatinho,toma agua enfiando a pata dentro do pote de agua e depois lambendo a pata molhada,pode tanta esquisitice num gatinho so?

    • GatinhoBranco disse:

      Hahaha eles têm uns hábitos realmente diferentes! Mas isso de jogar a ração para fora e beber água com a patinha também uma explicação super racional para eles: os bigodes! Os pratinhos de ração e água comuns incomodam os bigodes dos gatos, porque eles ficam batendo na beirada (e são muito sensíveis), então eles criam um jeito alternativo de comer/beber água. Tenta trocar o pratinho de comida por um prato raso, e o de água pode ser uma bacia ou fonte, vai fazer uma boa diferença para o pequeno!

  • Jona disse:

    Minha gata não esconde a comida!