Senhora e seu gatinho mostram a beleza das pequenas coisas da vida
Vovó Misao adotou o gatinho Fukumaru em 2003, quando uma gata deu cria no celeiro de sua fazenda. Miyoko Ihara, sua neta fotógrafa, decidiu a registrar a amizade inseparável dos dois e as fotos são tão cheias de ternura que estão ganhando o mundo e já se tornaram dois livros: Misao, The Big Mama And Fukumaru The Cat (de 2011) e Misao, The Big Mama And Fukumaru The Cat Goodbye (de 2014, em preto e branco).
A série registra não só o companheirismo da viuva de quase 90 anos e seu gatinho, mas também a harmonia da vida dos dois em meio à natureza, numa área rural não muito distante do movimentada Tókio, no Japão. As fotos são um lembrete amável da importância de viver um dia de cada vez, apreciando as pequenas coisas e encontrando alegria naquilo que se ama.
“Quando vejo a forma como minha avó está vivendo sua vida, realmente sinto que ela tem uma força que minha geração simplesmente não consegue ter. Ela se levanta ao nascer do Sol, e vai dormir quando ele se põe. Ela ama seu gato e os vegetais de seu campo como seus próprios filhos. Se seus vegetais estão bem, ela está feliz. Ela não precisa se preocupar com coisas como ‘qual o objetivo do meu trabalho?’. Seu estilo de vida me enche de admiração e um tanto de inveja”, disse Miyoko ao Nippon.com
O nome Fukumaru é uma união de Fuku, do deus de Fuku (bom destino, boa sorte), e Maru, círculo, para que, segundo Vovó Misao, tudo de boas coisas venham e sejam suaves como um círculo.
“Sob o sol, qualquer dia é um bom dia. Um outro bom dia, Fukumaru”, Missao.
Visite o site de Miyoko e veja mais fotos clicando aqui.
E você pode comprar os livros na Amazon, clicando aqui (mas o preço é um pouco salgado no Brasil :/ ).