Como fazer uma caminha sem costura
Essa caminha é super fácil de fazer, e dá para achar todos os materiais em quase todo supermercado. Ela fica super confortável e bontinha!
Confesso que não sei de quem é a idéia original, já a caminha pipocou pela web toda, mas peguei esse tutorial do site Crafster e essa primeira imagem do Create Kids Couture.
Caminha de nós sem costura
De R$ 15 a R$ 50 – Fácil
MATERIAIS
- Tecido macio (nesse tutorial foram usadas duas mantas para bebê, aqui no Brasil o nome popular desse tecido é “soft”)
- Enchimento (esse aqui é fibra siliconada, vende em armarinhos, mas também rola abrir um travesseiro velho ou aqueles em promoção do supermercado)
- Tesoura
- Fita métrica
- Alfinetes
COMO FAZER
Passo 1 |
Coloque um tecido sobre o outro, um será a base da caminha e o outro a parte de cima. Agora, dobre-os juntos ao meio, para facilitar a marcação e diminuir o tempo de cortar.
Passo 2 |
Meça a distância da dobra até a ponta menor do tecido. O raio da sua caminha vai ter que caber nessa distância menos uns 10 cm (que é a parte que vai virar os nós), então se você quer uma caminha com 50 cm de largura, seu tecido dobrado precisa medir 35 cm (25 cm do raio + 10 cm dos nós).
Agora meça a mesma distância a partir do começo do tecido. Use um alfinete de fralda para prender o começo da fita métrica nesse ponto e rode a fita pelo tecido como o ponteiro de um relógio para marcar o meio círculo (na imagem ela usou os alfinetes para essa marcação porque o soft é chato de riscar com lápis, mas em outros tecidos pode ser mais fácil desenhar esse meio círculo).
Passo 3 |
Corte na marcação ainda com os dois tecidos dobrados, nessa hora é bom prender um no outro com alfinetes para eles não saírem do lugar.
Você pode aproveitar que eles estão dobrados e cortar as franjas do nó assim mesmo, ou, se a tesoura não estiver cooperando, abra o círculo (os dois tecidos ainda juntos e alfinetados). As franjas dessa caminha tem mais ou menos 10 cm de comprimento e 4 cm de largura, mas essa parte é você que decide – lembrando que elas precisam ter um bom tamanho para amarrar.
Passo 4 |
Hora dos nós! Faça dois nós comuns em cada par de franjas (uma do tecido de baixo e a outra do de cima), ou o tipo de nó que você preferir. Eles precisam ficar firmes para o enchimento não sair – e o cachorro (ou gato) não conseguir soltá-los, mas não force demais o tecido pois ele pode rasgar.
Lembre-se de colocar o enchimento antes de fazer os últimos quatro ou cinco nós!
Passo 5 |
Chame seu amigo para testar a caminha!
Ela fica um pouco enrugada na parte de cima, e alguns cachorros adoram isso, mas se quiser uma caminha lisa, é só fazer o círculo do tecido de cima menor do que o debaixo.