Floral para animais: um aliado do bem-estar
Procuramos dar a melhor qualidade de vida para os peludos sob nossos cuidados, porém sempre existem situações que podem causar stress e desconforto: mudança de casa, mudança na rotina, ida ao veterinário, viagem, visitas, novos integrantes na família, bullying por parte de outros animais, ambiente sem enriquecimento, falta do que fazer/tédio.
Essas e outras situações podem alterar o estado emocional do gato (ou cachorro) e comprometer seu bem-estar. Nesses momentos, além da terapia comportamental e adaptaçaõ do ambiente, podemos recorrer a um poderoso aliado: o Floral de Bach.
O que são florais?
Criados pelo médico britânico Edward Bach (1886-1936), florais são formulados a partir de combinações dentre 38 essências de flores. Essas essências trabalham para equilibrar a energia do organismo e reestabalecer o equilíbrio emocional, harmonizando mente e corpo.
Sabe aquela sensação de bem-estar ao entrar em um ambiente cheio de plantas? Pois é justamente porque tudo que é vivo é energia (seu cérebro está produzindo vários sinais elétricos enquanto você lê esse texto, por exemplo) e Bach observou que a energia dessas 38 flores tem o poder de atuar positivamente no organismo, seja de pessoas ou animais.
O que não são?
Florais não são “remédios”, eles não tratam doenças ou sintomas, eles focam no indivíduo como um todo, permitindo reestabelecer o equilíbrio da energia e da mente, o que por consequência ajuda o corpo a estar em harmonia para curar-se. Florais podem auxiliar, mas não substituem outros tratamentos.
Como escolher e onde comprar?
As fórmulas já são pré-definidas de acordo com o estado emocional e efeito desejado (ex: agressão, medo, insegurança) e não é necessário consultar um veterinário a não ser que você esteja na dúvida. Embora florais humanos possam ser usados para animais, existem também os específicos para cães e gatos que são facilmente encontrados em pet shops, veterinárias e farmácias de manipulação, tanto online quanto lojas físicas.
Como administrar?
A dosagem é a mesma para pessoas e animais e vem especificada na embalagem, mas é muito importante segui-la à risca para ter bons resultados. Antes de administrar, bata a base do frasco de 5 a 10 vezes na palma de sua mão para ativar a essência. E após o uso mantenha o floral em ambiente seco, arejado e longe da luz, calor e equipamentos elétricos/eletromagnéticos.
O floral não precisa ser ingerido, o importante é o contato com o organismo de alguma forma. Nunca force o animal a tomar floral pela boca como se fosse um remédio caso ele não aceite esse método, o stress causado pela situação pode prejudicar o efeito positivo da essência. Faça com que o momento da aplicação seja agradável e tranquilo!
As melhores formas de administrar florais para animais são:
- Pingar algumas gotas na palma da sua mão e passar no animal como se estivesse fazendo carinho.
- Pingar na água, sachê ou petisco.
- Pingar diretamente sobre o pelo ou patas.
- Usar um borrifador para espirrar na caixa de transporte, caminha ou brinquedinho preferido.
Por fim, como sempre, a chave para bons resultados é paciência. Por atuarem no indivíduo como um todo, pode demorar semanas para você observar o efeito dos florais (embora muitas vezes eles atuem mais rápido em animais do que em pessoas). E não desista na primeira tentativa, pode ser que a combinação escolhida não seja a mais adequada ou até que a marca não seja tão cautelosa na fabricação do floral, o que prejedica sua eficiência.
Fotos: Shoko Muraguchi, Hisashi, Cytryna.