A fascinante genética da cor dos gatos

genetica-cor-gatos-tricolor-escaminha-siames

Já ouviu dizer que gatas de três cores são sempre fêmeas? Pois é verdade! O gene que determina se um gato vai ser preto ou laranja está no cromossomo X, que as fêmeas têm dois (XX). Como os machos só têm um X, pois são XY, eles só podem ser ou pretos, ou laranjas, nunca os dois.

Ok, não é nunca. Raros machos têm uma síndrome, chamada Klinefelter (nome de síndrome nunca é fácil), e acabam com genes XXY – podendo ter preto e laranja. Outros podem ser quimeras – terem se formado com dois embriões – ou serem formados por um mosaico cromossômico – só algumas células são XXY. Enfim, é raríssimo.

escaminha

Gatas laranjas e pretas (escaminhas) são sempre fêmeas.

Só que preto e laranja são duas cores, cadê o branco? Aí que a coisa fica mais complexa ainda. O branco está em outro cromossomo, totalmente separado! E por incrível que pareça, existem três genes para pêlos brancos: um gene para manchas brancas (S/s), um gene para gatos brancos (W/w) e um gene para albinismo (C/c).

Um gato com gene de pêlos pretos e gene de manchas brancas é um gato “frajola” – preto com branco. Uma gata com genes pretos em um X, genes laranjas no outro X e genes de manchas brancas em outro cromossomo é uma gata… tricolor!

tricolor

Essa é uma tricolor. Você já tinha imaginado o quanto era complexa a coloração delas?

Agora, tanto um gato com genes pretos e uma gata com genética tricolor serão totalmente brancos se tiverem o gene dominante de pêlos brancos (W_). Esse gene faz com que o gato tenha pouquíssimos melancócitos, que produzem a cor, então não importa se ele seria laranja ou preto, a cor não será produzida e ele será um gato branco!

E tem mais. O gene de albinismo é diferente do gene branco, ele tem a ver com uma enzima chamada tirosinase, que é um elemento fundamental para a produção de cor. Isso faz com que gatos albinos ou sejam 100% brancos e de olhos rosados, ou siameses.

Então siameses são albinos? Sim, eles têm um tipo de albinismo. Surpreendente não é? O que acontece com os siameses, e alguns outros gatos, é que a enzima que produz cor depende da temperatura do corpo. Então nas extremidades (patas, rosto, orelhas e rabo) o organismo produz mais cor e a região fica escura. No resto do corpo, que é mais quente, a cor é mais fraca.

albino siames

A cor dos siameses é determinada pelo gene de albinismo.

E gatos rajados? Tigrados? Marrons? Desbotados? E o pêlo comprido dos persas? Mais genes! Muitos, muitos outros genes! Milhares de genes, e bilhões de combinações. E se a coisa já está confusa até aqui… é melhor deixar o resto para outra matéria.

gato marrom

Ragdolls podem parecer ter três cores, mas na verdade esse moço (sim, macho) da foto tem UMA cor: preto – no gene X, que varia em tons de marrom. E tem gene de manchas brancas.

Fotos: Augie Ray, VanessssaRobert Couse-Baker e Meredith Leigh Collins.

57 Comentários

  • vitoria disse:

    eu adoooooooooro gato eu tenho uma gata ela e linda

  • Marina disse:

    Olá. Amei a matéria.
    Tenho 11 gatos, todos retirados das ruas.
    A minha primeira, Missinha, é branca com manchas pretas e uma “máscara”.
    Não achei no texto sobre, mas devo considerar a genética do preto com branco?

  • eduardo disse:

    Tenho um gato (Gringo) cabeça triangular, corpo grande, de olhos azuis igual siamês, pelagem longa e toda branca e com extremidades (rosto orelha e rabo) levemente amareladas. Resultado de cruza escaminha laranja e preto com um siamês. Existe a possibilidade da cor do gringo mudar? Pois ja possui 18 meses. Obrigado.

    • =^.^= disse:

      Depende muito do desenvolvimento dele, nessa idade é mais difícil mudar. Mas se vocês moram em um lugar muito frio, é comum a pelagem de siameses e mestiços de siamês escurecer no inverno e clarear de volta no verão.

  • Roseli disse:

    Adorei a sua matéria pois sou apaixonada por essas fofuras que são os gatos. Nao sei se vc sabera me responder mas gostaria muito de saber pq muitos Sialatas possuem estrabismo. Obrigada.

    • =^.^= disse:

      É porque o gene de albinismo dos sialatinhas está ligado a uma anormalidade no nervo ótico, e, por incrível que pareça, o estrabismo serve para compensar esse defeito e o gato não ver duplicado. Os siameses também têm uma visão noturna pior que outros gatos e muitos têm o rabinho “quebrado” na ponta, um charme que vem lá da origem deles na Tailândia e foi passando para os descendentes sialatinhas daqui.

  • Bruna disse:

    Olá, eu tenho uma gata srd de pêlo
    longo tricolor (branco, preto e
    laranja) de olhos verdes.
    Se ela cruzasse com um srd todo
    branco de pêlo longo e olhos
    amarelos , os filhotes nasceriam
    com o pêlo longo também? e sobre a
    cor deles? É possível distinguir pela
    genética? Grata se me responder :)

    • =^.^= disse:

      Oi, Bruna, tudo bom? Decidimos não responder mais perguntas relacionadas à reprodução pois somos a favor da castração e adoção, ok? É uma opção nossa para dar uma chance maior para os miaus órfãos que estão precisando de uma família :)

  • ROSANA MARIA SPAGGIARI disse:

    Tenho uma gata siamesa ela esta com +- 10 anos quando pequena ela era branca quase albina o vet perguntava se ela enxergava agora esta chocolate bem escura porque isso esta acontecendo?

    • =^.^= disse:

      É comum siameses mudarem de cor quando são filhotes ou quando o tempo muda, mas se mudou tão drasticamente e com 10 anos pode ser que ela esteja com algum probleminha de saúde, leva num bom veterinário especialista em gatos e pede um exame de sangue completo – é sempre melhor prevenir :)

  • Tenho uma gata siamesa ela esta com +- 10 anos quando pequena ela era branca quase albina o vet perguntava se ela enxergava agora esta chocolate bem escura porque isso esta acontecendo?
    ela tambem esta castrada desde os 5 meses mas, tem um gato siames que nao da sossego para ela ja ate pegou ela isso e possivel o que eu faço.

    • =^.^= disse:

      Se é só um gato que fica atrás dela, provavelmente é ele que está muito… afobado. Se ele for seu, você poderia castrá-lo, ou conversar com a família dele e perguntar se eles não têm interesse na castração – é o melhor para todos.

  • Davi T. disse:

    OK, mas e o gato azul? Cinza? Grafite? Ele não aparece no esquema e nem no texto.

    Eu tenho um gato albino, o olho dele é de um azul quase branco, muito legal! Tenho um amigo que tem um gato hermafrodita. Levou o gato para castrar e o veterinário explicou que o gato era hermafrodita e que não precisava. Ele é muito grande, e acho que mais agressivo que o normal. E sim, é um gato “macho”, com pênis, e as três cores aparecem bem claramente: tigrado e com a barriga branca.

    • =^.^= disse:

      O azul/cinza é uma combinação do preto com os genes recessivos “dd”, que faz o pelo ficar “desbotado”.

  • Eric disse:

    Tenho um gato rajado de 3 cores e é macho. Ele é um caso raro então?

    • =^.^= disse:

      Se ele for branco, preto e laranja, sim. Mas se for preto, chocolate e branco, não é considerado três cores, aí só é muito fofo mesmo :)

  • Liliany disse:

    Olá, excelente matéria!!! Adorei.
    Agora, uma dúvida: adotei uma gatinha dita “sialata” há 3 anos. Ela era quase branca qdo nasceu, apenas com as extremidades bege. Aos 2 anos ela era bem siamesa mesmo, mas de repente ficou toda marrom!! Como é possível? Qdo mostro as fotos ninguém acredita que seja a mesma gata…

  • Lilian disse:

    Essa probabilidade de gatos tricolores serem fêmeas não se encaixa no caso dos rajados, né?

  • HELIA disse:

    Eu tenho um casal de gatos(castrados), ambos são laranja tigrado e as pessoas confundem os dois por causa da cor. Dizem que ela é rara porque os laranja tigrados em sua maioria são machos, isso é verdade?

    • =^.^= disse:

      Sim! 80% dos laranjinhos é macho, porque eles só precisam receber um X laranja (da mãe). As fêmeas precisam receber dois X laranjas (um da mãe e um do pai), senão elas recebem um laranja e um preto – e ficam tricolores ou escaminhas.

  • simone disse:

    Amei! Tenho seis gatos! Três fêmeas rajadinhas, um frajolinha,um pretinho e um laranja!! Um arco iris !!! kkkkk =^^=

  • solange disse:

    Amei a matéria , mande td oq puderem , precisamos nos informar … tenho 3 gatinhos mais lindos desse mundo . Kkkk os amo muito ! Bjss

  • Nanda disse:

    E aquelas gatas que têm metade (exatamente a metade!) do focinho preto e metade laranja que já vi em algunas fotos? Como funciona essa genética?

  • Lívia disse:

    Adoro tudo o que me mandam.Adoro gatos!
    Sempre reencaminho a amigos que também gostam.

  • Mayra disse:

    Adorei essa matéria! Muito interessante vcs estão de parabéns.
    A propósito eu tenho uma gata tricolor branca,preta e laranja, um macho preto, branco e cinza 2 siameses que aliás são mais escuros no corpo. Isso tem a ver com os genes e a temperatura? E uma gata que quando era filhote era toda branca e agora está mais escura no corpo. Loucura! Adoro as matérias!
    Bjs

  • Érika disse:

    minha gata persa amarela de olhos laranja tem 3 anos e nunca entrou no cio, isso tem a ver com a cor?

  • Maria joão disse:

    boa matéria!
    Tenho uma gatinha angorá toda branquinha, com um olho azul e um verde e um macho todo branco de olhos verdes e pelo curto. Os filhotes seriam brancos? E quanto ao tamanho do pelo?
    Bjs!

    • GatinhoBranco disse:

      Provavelmente seriam brancos sim, o pêlo pode variar. Mas para o bem dos dois, você não devia cruzá-los, a gravidez traz muitos riscos de saúde e pode ser muito traumática para a mãe. Sem contar que já existem milhares de miaus órfãos precisando de uma família, eles merecem uma chance :) Aqui fala um pouco da importância da castração para evitar o câncer de mama: http://gatinhobranco.com/?p=2003

  • Amanda disse:

    Queria tirar uma duvida
    Peguei um gato branco, só com a cara e o rabo rajados de amarelo, porém de um tempo pra cá, ele tá ficando todo amarelo…não amarelão, como se fosse um branco encardido de amarelo…só a raiz dos pelos dele continuam brancas
    Ele fez um ano há pouco tempo
    Alguma ideia?

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Amanda! Isso é normal, principalmente em descendentes de persas e siameses. É como a mudança da cor dos olhos, quase todo gatinho muda a cor dos olhos conforme cresce :)

  • Wania Lopes disse:

    Sensacional a matéria!!!!! Aproveitando a oportunidade tenho dois gatos e que de uns dias pra cá só ficam se atacando… Não sei o que fazer… Alguma dica???

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Wania! Fazer eles se darem bem de novo é um processo bem longo e depende muito do que causou o problema das brigas incialmente, mas você precisa começar deixando-os em cômodos separados para que eles possam sentir o cheiro um do outro por debaixo da porta sem se verem. Troque-os de cômodo regularmente para não acontecer nenhuma territorialização. Esfrega uma meia em cada um e coloca a meia com o cheiro do outro perto do potinho de comida, assim vão ter uma associação positiva com o cheiro. Brinca muito com os dois (ainda separados), isso é muito importante para eles serem gatos equilibrados. Só começa a reintroduzí-los, sob supervisão e com muitos petiscos (a uma distancia segura ou com o “atacante” contido ou por uma porta de vidro), depois de algumas semanas, quando eles pararem de ter qualquer problema pelo vão da porta ou pararem de chiar para as meias. Além disso, sua casa precisa ter “ambientes” para os dois conviverem sem se cruzar: 2 arranhadores separados, 2 caminhas, 2 caixas de areia, se possível 2 níveis de prateleiras, para eles não disputarem nada.

  • Helena disse:

    Muito bom!!! E saber que esse é só o começo da genética dos gatos é mais interessante ainda!!

  • FMello disse:

    Óptimo artigo.
    Parabéns e muito obrigada

  • Marcelha disse:

    Ouvi dizer que são raras as fêmeas de pelo amarelo e branco (igual aos machos) e que os machos tricolores são estéreis, procede?
    Beijos!

    • GatinhoBranco disse:

      Procede sim, Marcelha! Fêmeas laranjas são mais raras, a proporção estimada é de que 80% dos laranjinhos sejam machos. Isso porque para a fêmea ser laranja, ela tem que receber um gene laranja do pai e um da mãe, para ficar com laranja nos dois X, enquanto o macho precisa receber só um. E os machos tricolores, por serem resultado de uma mutação (XXY em vez de XY) normalmente são estéreis. Beijos!

  • Liviamarlene disse:

    ACHEI ÓTIMA A MATÉRIA. AMO GATOS E TENHO TRÊS. UM PRETINHA, UM ACINZENTADO TIGRADO E UMA BRANCA DE OLHOS AZUIS COM O RABO UM POUCO BEGE, MAS BEM CLARINHO. ESTA ÚLTIMA É MUITO ESTRANHA, PARECE AUTISTA, RSSSS , SÓ ACEITA CARINHO, QUANDO PERTO DO GATO ACINZENTADO. ELA FEZ COM ELE UMA RELAÇÃO MUITO INTENSA. MAS TODOS SÃO CASTRADOS.
    PARA EU POR A MÃO NELA, SÓ QUANDO ELE ESTÁ PERTO.

  • Liviamarlene disse:

    Pessoal, desculpem, me referi errado no comentário acima. Fiquei coma gatinha branca e ela é surda. Notei por ser professora de surdos. Ela é super receosa, não fica próxima de nós e se apegou ao meu gato, que é com quem ela se comunica. Ela tem os olhos azuis, por ser filha de siamesa.

  • Liviamarlene disse:

    Tenho uma gatinha preta, de uma ninhada de uma gata de rua siamesa.Ela teve 6 crias, 3 pretos , três branco s e um siamês. Consegui ficar com uma branca de olhos azuis e percebi que é surda.

  • Marilia disse:

    Excelente matéria. No momento tenho 5 gatos. Um macho preto, um macho rajado e branco, uma femea branca, uma femea tricolor e uma femea siamesa. Todos lindos, fofos, amados e a cor deles é o que menos me importa :) Mas como genética é um assunto que muito me interessa, gostei muito da matéria.

  • Viviane disse:

    Minha gata e muito estranha acho que ela e surda kkkk tem o pelo ciza preto e o fucinho preto amarelo e sei la um monte de cores kkkk ela e meio mau humorada kk

  • Emília disse:

    Gatos Brancos com Olhos Azuis são sempre Surdos?
    Sempre ouvi que eram albinos, que a surdez vinha no “pacote genético” e recentemente resgatei um branquinho de olhos azuis, surdinho, completamente surdo…. mas ele não se importava…kkkk

    • GatinhoBranco disse:

      Gatos com olhos azuis têm uma chance grande de serem surdos, inclusive quando um olho é azul e o outro verde, ele pode ser surdo só do lado que o olho é azul. A relação se dá por conta do gene W/w, mas não é regra – alguns gatos têm olhos azuis e escutam perfeitamente. Esse é um assunto bem curioso, rende uma matéria inteira (que logo mais será postada!). Miauuu =^.^=

  • Ana Miranda disse:

    O meu Kiko tem muitas cores e já tinham comentado comigo que era estranho pois normalmente as fêmeas é que têm mais de 2 cores. Aqui o Kiko é branco, preto e castanho :) Uma raridade que só o torna ainda mais especial e único!!!!

  • Gabriela disse:

    Mas e a cor do gato azul russo?

    • GatinhoBranco disse:

      O azul é o preto diluído/desbotado, que depende do gene B/b. Se o gato tem genes pretos no X e genes recessivos bb, ele vai ser um gato azul :)

  • Andrea Reis disse:

    Super bem explicado.

  • Tainara Camelo disse:

    Então o cruzamento entre um gato cinza e uma gata inteiramente preta resultaria em filhotes pretos, porque a cor preta – além de predominante na mãe – também vem do pai (pelo cinza ser variação do preto), correto ?

  • Sandra Regina Ferreira disse:

    Não sabia da existência de tantos genes responsáveis pela cor dos gatos .Muito boa a matéria

  • Sofia disse:

    e a cor cinza???

    • GatinhoBranco disse:

      É uma variação do preto, Sofia! Assim como existem variações de bege, laranja claro e escuro, etc. Existem tricolores de cinza, amarelo claro e branco, que é uma variação mais clara da tricolor comum =^.^=

  • cibele campos guimarães disse:

    Matéria muito boa. Adorei! Aqui em casa são: uma escaminha, uma frajolinha e uma branquinha (que acho não ser albina).